Neste Encontros com o Patrimônio, convidamos a designer de moda e antropóloga Helena Kussik para um bate-papo sobre a história da renda no Brasil, um dos mais tradicionais e delicados trabalhos manuais que atravessa gerações.
Desde a sua introdução no período colonial, a renda se enraizou em diferentes regiões do país, transformando-se em um elemento de identidade cultural e de expressão artística.
As origens e influências da renda, que se misturaram às técnicas de diversos locais, resultam em uma grande diversidade de tipos de renda no mundo, como a renda de bilro, a renda renascença e a renda irlandesa.
Serão exploradas suas características e peculiaridades, com destaque para as regiões brasileiras onde essas técnicas floresceram, como o Ceará, com sua renomada renda de bilro, e Pernambuco, famoso pela renda renascença, ou a Bahia, onde a renda de filé é amplamente trabalhada por comunidades de pescadores, agregando valor à cultura popular.
Além de conhecer as técnicas, o público será envolvido em curiosidades que conferem à renda características que a tornam relevante em todo o Brasil.
Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.