A influência e a importância da Tarantela no cenário do patrimônio imaterial da Itália, bem como sua disseminação e preservação no contexto cultural brasileiro serão o tema da edição de abril do Encontros com o Patrimônio, em celebração ao dia mundial da dança - 29 de abril.
A convidada é a coreógrafa italiana e professora de dança Marcella Bomba, responsável por algumas das coreografias do Grupo Tarantolato, para uma conversa sobre essa tradição e a maneira como a Tarantela surgiu e continua a ecoar nos corações e nas mentes dos italianos e brasileiros.
Originária da região da Puglia, no sul da Itália, a Tarantela é uma dança tradicional com raízes profundas na história e na identidade cultural italiana.
Seus ritmos vibrantes e passos enérgicos encapsulam séculos de tradição, refletindo não apenas uma forma de expressão artística, mas também uma conexão comunitária e um meio de celebração.
Desde os primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Brasil e trouxeram suas tradições até as comunidades italianas estabelecidas em diversas regiões do país, a Tarantela encontrou novas formas de vida e expressão, se tornando uma manifestação que sintetiza, para o público, as tradições italianas como um todo.
Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.