Grupo Aruanda estreia projeto que oferece atividades culturais gratuitas em sua sede durante todo o ano.
A primeira ação do projeto Casa Cheia acontece em 14 de março. Calendário com mais de 20 eventos vai democratizar o acesso à arte e cultura, com agenda até o mês setembro. Informações detalhadas devem ser conferidas nas redes sociais do grupo.
Com programação que se inicia em 14 de março e atividades culturais gratuitas se estendendo até setembro, o Grupo Aruanda abre as portas de sua sede para o público geral em 2024. Com foco na democratização do acesso à arte e cultura e formação de público através do contato com a diversidade e diferentes formas de expressão artística, o projeto Casa Cheia também vem fomentar a criação de rede e o intercâmbio entre diferentes grupos culturais e mestres da cultura popular.
Incentivado pela Prefeitura de Belo Horizonte e com patrocínio da Blip, o projeto conta com sete meses de agenda ininterrupta, oferecendo 22 eventos ao longo do ano. São oficinas, vivências, intercâmbios culturais e mostras de música regional, além de um espetáculo final de música e dança populares realizado em teatro, para alcance de um público ainda mais numeroso.
Além de gratuitas, todas as atividades são acessíveis a pessoas com deficiência. Os encontros utilizam a estrutura física do Aruanda, com sede no número 757 da Rua Espírito Santo, região central da capital mineira, para promover atividades artísticas e formativas abertas à comunidade. São oportunidades ricas de intercâmbios e trocas de conhecimento através de diferentes grupos de projeção de tradições, mestres da cultura popular, estudantes de dança e música e da população em geral.
Com a iniciativa, o coletivo artístico põe em prática sua vocação de disseminadores de arte e cultura também fora dos palcos. “O Aruanda acredita que um cidadão completo é aquele que não só cumpre seus deveres perante a sociedade, mas o que conhece suas raízes, busca preservar suas origens e passar esses conhecimentos à frente”, considera Sérgio Cosse, Presidente do Grupo.