Representantes do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA, do Instituto Periférico, do Restaurante Dona Lucinha e do Iepha-MG se reunirão em 9 de maio, às 19h, para um bate-papo sobre a “Cozinha mineira - da tradição à inovação”, os utensílios, as técnicas e os modos de fazer os pratos que caracterizam a cultura alimentar do estado.
Também serão pauta do encontro, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, os produtos regionais orgânicos e inorgânicos, a ecogastronomia e a importância da formação dos profissionais conscientes acerca da sustentabilidade e dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 da ONU.
O bate-papo é aberto ao público e é organizado pela professora e mestre Rosilene Campolina e pela coordenadora de projetos de patrimônio cultural do Instituto Periférico, Luciana Praxedes.
Além das duas profissionais, estarão presentes a chef Márcia Nunes, pelo Restaurante Dona Lucinha, e a analista de patrimônio imaterial do Iepha-MG, Maria Luiza Oliveira.
Luís Fernando Borba, da Yes, Nós Temos Café, marcará presença apresentando a sua cafeteria e a sua história com os cafés mineiros.
A programação conta, em um momento literário, com apresentação e venda dos livros “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, de Márcia Nunes e Dona Lucinha, e “A cozinha de Minas e a coquetelaria no mundo das especiarias”, de Miriam Cerutti. Também haverá exposição e venda de produtos tradicionais da cozinha mineira como coquetéis, cachaças, geleias, licor, biscoitos e queijos.
Durante a noite serão apresentados os vídeos e as publicações produzidos pelo projeto Cozinha Mineira Patrimônio, sob a coordenação do Instituto Periférico.
O evento possui o apoio do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, do restaurante Dona Lucinha, da BH Eventos, da fotógrafa Carla Costa e do Iepha-MG.
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal fica na Praça da Liberdade, 680 - Funcionários, em Belo Horizonte.