Para celebrar os 13 anos do Na Pracinha, o Parque das Águas Roberto Burle Marx, no Barreiro, recebe no sábado, dia 6, a 3ª edição do Piquenique Literário. Com programação gratuita e diversa, o encontro convida famílias a ocuparem o espaço público em uma manhã repleta de brincadeiras, histórias e arte.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc / Minas Gerais, o evento propõe vivências que atravessam gerações: contação de histórias, teatro de rua, rodas de leitura, música, troca de livros, brincadeiras tradicionais e outras atividades especialmente pensadas para acolher bebês, crianças e seus familiares, sempre com respeito, escuta e afeto.
Mais do que um encontro cultural, o Piquenique Literário é um convite à reconexão. Longe das telas, as atividades estimulam a convivência, o brincar livre e a construção de vínculos afetivos entre as famílias e a cidade.
Programação:
9h30 – Oficina Primeiras Leituras, com Cia Pé de Moleque
Nesta vivência, inspirada no “triângulo amoroso” de Yolanda Reyes — o livro, a criança e o adulto que lê com ela — criamos um espaço de afeto e descoberta compartilhada. As primeiras leituras acontecem no corpo e no ritmo: brincadeiras, jogos corporais, canções e rimas tradicionais que despertam a escuta e o vínculo. A partir desse encontro sensorial, abrimos as portas para outros textos que habitam os livros. Um convite para bebês, crianças pequenas e suas famílias adentrarem, juntos, o encantador universo da leitura.
11h10 – Lá no Fundo da Mata, com Cia Canta Contos
Por meio da palavra, da música e do brincar, o público é convidado a viajar pelas histórias dos encantados da floresta, celebrando a natureza, os animais e os saberes tradicionais que nascem do chão do Brasil e se entrelaçam com as culturas originárias da América Latina.
Das 9h às 12h: