No dia 18 de julho, terça, às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) tem a honra de receber o renomado filósofo francês Frédéric Gros.
Considerado um dos maiores especialistas da atualidade sobre a obra de Michel Foucault, Gros abordará o tema da Desobediência e da Liberdade. "A liberdade sempre se expressa por um ato de desobediência?
Para responder a esta pergunta, examinaremos quatro formas de obedecer: a submissão no âmbito de uma relação de forças; a subordinação no âmbito de uma relação de autoridade; o conformismo no âmbito do mimetismo social; e, por último, o consentimento, que pode pressupor a livre deliberação.
Essas distinções nos permitirão colocar o problema da desobediência civil em pauta", explica.
Bacharel pela École Normale Supérieure e doutor pela Université Paris-Est-Créteil-Val-de-Marne, Frédéric Gros é professor de filosofia na Université Paris-XII e de Pensamento Político no Institut d’Études Politiques de Paris.
Escreveu: Michel Foucault, Foucault et la folie, États de violence : essai sur la fin de la guerre (Estados de violência: ensaio sobre o fim da guerra), Marcher, une philosophie (Andar, uma filosofia), Le Principe sécurité, Possédées e Désobéir (Desobedecer).
Realizado em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa, o evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.