No dia 17 de março, próximo domingo, a partir das 10h, a praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza), em Belo Horizonte, recebe a primeira edição de 2024 do projeto “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”.
O evento terá um tema especial: o combate à dengue. Além de brincadeiras e muitos livros à disposição do público, o projeto abordará esse assunto de extrema importância atualmente.
Diante da epidemia de dengue que tem preocupado todo o Brasil, o contador de histórias, Pierre André, chega com a apresentação “Sai pra lá mosquito”, dando um recado para toda a população sobre os deveres e cuidados, além de dicas de como se proteger do mosquito da dengue.
A demonstração será de uma maneira bem divertida, com um grande arsenal de recicláveis criados pelo contador de histórias, garrafas, tampinhas, etc. A
criançada vai poder se divertir e aprender um pouco mais sobre o assunto.
O evento conta também com a participação da educadora, escritora e contadora de histórias, Rosi Amaral, para uma manhã bem descontraída, com muitas histórias.
Todo sábado, o projeto “Santa Leitura” está presente no bairro Castanheiras, em Sabará-MG, com uma biblioteca infantil que faz parte das Obras Sociais São Gabriel.
Com uma frequência de aproximadamente 40 crianças, o espaço tem o intuito de despertar o hábito da leitura de uma maneira lúdica.
No local são promovidos diversos eventos de incentivo à leitura como contação de histórias, produção de textos, pinturas, palestras e oficinas diversas.
Neste mês de março está sendo trabalhada com as crianças a importância do escritor Monteiro Lobato e a literatura infantil no Brasil.
Criado em 10 de junho de 2010, o projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem a proposta de estimular na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo de ler.