No dia 20 de agosto, próximo domingo, a partir das 10h, a praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza), em Belo Horizonte, será palco de mais uma edição do projeto “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”.
O evento de incentivo à leitura, que já é tradicional na capital mineira, conta com uma passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca de livros em inglês, contação de histórias e muitas brincadeiras.
O convidado especial da edição será Nélio Torres, premiado compositor, cantor, poeta e produtor paraibano, mestre do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba e de BH.
Além disso, o projeto dispõe de vários espaços para o deleite dos visitantes.
Para os adultos que estiverem acompanhando as crianças, há o “Espaço Poesia”, com livros para todos os gostos, de autores variados.
Outra opção é o espaço em inglês, coordenado pela psicóloga Ana Carolina Araújo, que tem formação em inglês com aperfeiçoamento em Londres e também por Hana Abdalla, Gabriel Weitzel, Ester Gomes, que estão sempre prontos para auxiliar os baixinhos.
O objetivo do “Santa Leitura”, que tem o livro como estrela principal, sempre foi, desde a sua criação, promover, incentivar, despertar e formar leitores por meio do hábito da leitura.
Todo sábado, o projeto está presente também no bairro Castanheiras, em Sabará-MG, com uma biblioteca infantil que faz parte das Obras Sociais São Gabriel.
O espaço tem o intuito de despertar nas crianças o hábito da leitura de uma maneira lúdica.
No local são promovidos diversos eventos de incentivo à leitura como contação de histórias, produção de textos, pinturas, palestras e oficinas diversas.
Criado em 10 de junho de 2010, o projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem a proposta de estimular na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo de ler.
Idealizado por Estella Cruzmel, o projeto conta hoje com o “Mercado das Pulgas Santas”, um brechó para angariar fundos para o projeto, que é custeado pela própria idealizadora.