Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Sempre Um Papo recebe Rafael Fava

Descrição

No dia 21 de novembro, terça-feira, às 19h, o Sempre Um Papo recebe o escritor e pesquisador Rafael Fava Belúzio.

Ele conversa com a jornalista Jozane Faleiro sobre suas pesquisas a respeito da literatura brasileira, em especial sobre suas publicações mais recentes, “Opus 10: ensaio desentranhado” e “‘Sou poeta menor, perdoai’: Manuel Bandeira pela crítica contemporânea”, voltadas para a análise das obras do escritor Manuel Bandeira.

A conversa será transmitida no canal do YouTube do Sempre Um Papo. As obras “Opus 10: ensaio desentranhado”, de Rafael Fava Belúzio, e “‘Sou poeta menor, perdoai’: Manuel Bandeira pela crítica contemporânea”, organizada por Belúzio, tratam sobre a obra do escritor modernista. “Opus 10: ensaio desentranhado” elabora textos a partir da obra de Manuel Bandeira

. Assim como o autor de “Libertinagem” fez poema tirado de notícia de jornal, Rafael fez poemas tirados de crônicas, biografias e versos bandeirianos.

Nesse sentido, a plaquete tipográfica, desenvolvida com tipos móveis por Flávio Vignoli, dialoga com os poemas ensaísticos – ambos pintam a passagem, a mobilidade, e do instável desentranham visões de mundo.

Editada pela Tipografia do Zé, a cuidadosa edição artesanal conta com papéis especiais, costurados à mão, e soma apenas com 250 exemplares, os quais são assinados pelo autor e numerados.

O trabalho tipográfico também é realizado pelo designer Flávio Vignoli, que tem se destacado em publicações com tipos móveis, hoje tão raras no panorama editorial brasileiro. “‘Sou poeta menor, perdoai’: Manuel Bandeira pela crítica contemporânea”, da Alameda Editorial, apresenta dez estudos sobre a obra do escritor, refletindo sobre múltiplas facetas de um dos nomes mais queridos da Literatura Brasileira.

O livro organizado por Rafael Belúzio soma contribuições de pesquisadores de diversas regiões do Brasil e de fora do país. Como aponta o Prof. Fernando Baião Viotti (USP), a obra é “destinada a integrar, desde já, qualquer bibliografia básica em torno deste que, na verdade, é um grande poeta, dentre os maiores do século XX em qualquer língua”.

Assinam os textos de “Sou poeta menor, perdoai” os professores Elizabete Barros (UFNT), Emílio Maciel (UFOP), Gabriela Denadai (UFES), Joelma Siqueira (UFV), Luís Bueno (UFPR), Márcia Machado (UFMG), Mário Alex Rosa (USP), Pablo Rocca (Universidad de la República-Uruguay), Rafael Fava Belúzio (UFES), Viviane Vasconcelos (UERJ), Wilberth Salgueiro (UFES).

Desse modo, o livro sobre Manuel Bandeira leva adiante a Coleção Crítica Contemporânea, a qual também possui obras dedicadas a Álvares de Azevedo, Alphonsus de Guimarães, Maria Firmina dos Reis e Joaquim Cardozo. Rafael Fava Belúzio é graduado em Letras (UFV), com formação suplementar em Filosofia (UFMG); mestrado sobre Álvares de Azevedo e doutorado sobre Paulo Leminski, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG). Atualmente, é pós-doutorando do CNPq e do PPGL-Ufes.

É autor do livro de ensaio Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de Lira dos vinte anos (Scriptum, 2015), da plaquete de poemas Opus 3 (Espectro Editorial, 2017) e do livro de crônicas 1929 (Impressões de Minas, 2020). Coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.

Localização
online
Centro-Sul
Horários
a
O doutor em Literatura Brasileira pela UFMG lança duas obras sobre o escritor Manuel Bandeira e fala sobre a sua trajetória na literatura.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar