Com o propósito de inovar na divulgação de obras literárias, o Sempre Um Papo, em parceria com a Editora Record, realiza a série “Conversas sobre o livro ‘O Intérprete de Borboletas’”, o mais novo romance do politólogo Sérgio Abranches.
A série consiste na exibição de sete conversas de cerca de uma hora com o autor, cada uma delas mediada por uma diferente personalidade, com temas diferenciados e em consonância com a obra de Abranches, sempre às quintas-feiras, às 20h, no canal do Youtube do Sempre Um Papo.
A estreia acontece com Pedro Doria, no dia 4/8; seguida de Andréa Pachá, dia 11/8; Bruna Lombardi, em 18/8; Maria Homem, no dia 25/8; Heloisa Starling, dia 1/9; Itamar Vieira Junior, em 8/9; encerrando com Miriam Leitão, em 15/9.
O acesso é gratuito. Assuntos como o ódio digital, cancelamento por embates políticos, adolescência, relações familiares, amor em tempos de ódio, política das emoções e escrita no confinamento serão discutidos, combinados e apresentados, de forma que o livro “O Intérprete de Borboletas” fique em evidência durante mais de dois meses, tempo de exibição das conversas.
A série foi criada em face da dificuldade de divulgação de livros no ambiente da comunicação convencional. Isso porque, os meios disponíveis são limitados e pouco criativos: noite de autógrafos, palestras, imprensa e, raras vezes, anúncios e impulsionamento em redes sociais.
Os dados sobre a venda de livros apontam para a necessidade de se explorar outras alternativas.
De acordo com a Bookstat, o mercado editorial despejou no mundo 2,6 milhões de títulos em 2020.
No entanto, a grande maioria deles (96%) não ultrapassou o primeiro milheiro de cópias e apenas 268 passaram de 100 mil exemplares vendidos.