Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Passeio pela História sairá da Casa Fiat de Cultura e irá até o Largo do Rosário para que todos possam se conectar com as memórias da ancestralidade negra em Belo Horizonte.
Será possível conhecer um pouco da história da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, demolida em 1943, mas que permanece viva no simbolismo do Largo, e aborda as manifestações culturais como o Congado, que continua a ser celebrado nesse espaço.
Ao longo do trajeto, todos serão convidados a compartilhar reflexões sobre a história urbana de BH, evidenciando a presença negra na construção da cidade.
As pesquisas históricas e arqueológicas desenvolvidas no Largo do Rosário revelam aspectos importantes sobre as práticas religiosas e culturais da antiga Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Essas investigações têm destacado o papel do local como ponto de encontro e celebração das tradições afro-brasileiras, preservando a memória de rituais e festividades que continuam a integrar o calendário cultural da capital mineira com expressões populares que resistiram ao tempo e se mantêm vivas até hoje. Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.
Ponto de encontro: hall da Casa Fiat de Cultura, às 10h.