Baseado no livro de Fabrício Carpinejar “Cuide dos pais antes que seja tarde”, de 2018, chega em Belo Horizonte, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o espetáculo “Antes que seja tarde” é um monólogo com a atriz Vânia de Brito, que volta aos palcos depois de 16 anos.
A única apresentação será no dia 22/11, sexta-feira, às 20h.
Dirigida por Delson Antunes e com adaptação dramatúrgica de Antônio Januzelli e Rodolfo Amorim, a peça prende o público por ser uma adaptação coerente. “Optamos por uma montagem minimalista, uma mala e uma cadeira e alguns brinquedos.
Nos prendemos na simplicidade, na palavra, na poesia que tem o texto, com uma licença poética de reencontrar alguns personagens dessa história”, diz a atriz.
A classificação e livre.
A obra de Carpinejar chegou às mãos da atriz Vânia Brito em 2018, quando ela integrava o elenco da novela “Orgulho e Paixão”, das 18h, na TV Globo. “Um dia pós gravação, fui até uma livraria e me deparei com a obra, não conhecia o Carpinejar, fiquei impactada com o título ‘Cuide dos seus pais antes que seja tarde’, isso foi antes da pandemia.
Minha mãe, na época, tinha 89 anos, e tenho uma relação muito amorosa com ela, que mora no Nordeste, em Aracaju, onde nasci, e sempre lutei com os meus irmãos para entender e respeitar a velhice da nossa mãe”, lembra a atriz.
A ideia de montar a peça veio na sequência, conta Vânia. “Entrei em contato com o Carpinejar e ele me deu os direitos, montei com apoio de amigos, fiz uma vaquinha”, revela.