Com iniciativa do Conselho Brasileiro da Dança de Minas Gerais, cerca de 100 bailarinos unem-se para contar uma das mais lindas histórias natalinas: O clássico espetáculo “O Quebra-Nozes.
Encenado em dois atos, o balé conta a fantasia de Clara, uma menina que, na noite de Natal, ganha muitos presentes, mas se encanta de maneira especial por um deles: um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com o novo presente, adormece e entra no mundo da fantasia. Nesse universo de imaginação, a garota vê o boneco transformar-se em um príncipe e, na viagem que fazem, são homenageados com danças típicas.
A montagem do balé, promete surpreender o público por uma característica única: a união de gente provida de várias partes do Estado no mesmo palco. É um clássico de repertório que segue uma estrutura mundial, mas a diferença de nosso trabalho é que colocaremos no mesmo palco 100 pessoas, que nunca dançaram juntas. Outro aspecto destacado da montagem de “O Quebra-Nozes” é a possibilidade de se ter bailarinos de várias idades e níveis em ação. Tal encontro tem uma forte característica pedagógica, porque os pequenos podem projetar seu olhar até um provável futuro relacionado à dança.
A pluraridade dos estilos de vários integrantes – bailarinos profissionais, jovens em fase de profissionalização e crianças – proporciona momentos de rara beleza e magia. Além disso, a montagem revela os muitos talentos presentes nos palcos de Minas Gerais. O espetáculo é o único que reúne, mais de 10 diretores, coreógrafos e grupos distintos para encenar o clássico da dança. E o resultado final, é um lindo espetáculo de Natal.