O Complexo Cultural Funarte MG recebe o espetáculo "Seu Zé" que desembarca na capital mineira, e promete encantar e emocionar o público nos dias 22 e 23 de novembro, às 20h e 24 de novembro, às 19h. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Unitiket, com preços de R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia entrada). Mais informações nas redes sociais : @espetaculoseuze.
"Seu Zé" é uma peça teatral que aborda a vida, as relações humanas e a espiritualidade de forma única e envolvente. Convidando o público a entrar descalço e sentir a conexão com o chão, a peça se apresenta em formato de arena completa, proporcionando uma experiência ritualística.
Através da arte, diversas histórias emergem, conectando os espectadores ao rico universo das religiões de matriz africana. A intenção é desfazer preconceitos, valorizar a cultura e elevar as almas presentes. Com certeza, quem assiste aprende com Zé Pilintra o segredo de ser feliz, mesmo quando a vida não é perfeita.
Idealizado pela produtora cultural Axé Deles, criada por Gabriel Bittencourt e Joathan Pires, o projeto busca unir arte e religião, pilares essenciais para o progresso social. A peça é inspirada em Zé Pilintra, uma importante entidade dos cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas, que surgiu no Catimbó, uma crença nordestina. Com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, o projeto foi viabilizado pelo edital Da/Na Quebrada da Funalfa em 2022. A estreia em 2023 incluiu três apresentações gratuitas no Terreiro de Umbanda Cabana Oxossi das Matas, proporcionando acesso à arte de forma democrática e incluindo oficinas de dança afro-brasileira e formação teatral.
Após sua estreia, o espetáculo ganhou a estrada. Em março de 2024, "Seu Zé" iniciou sua circulação independente, passando por várias cidades como Lima Duarte, Barbacena e Tiradentes. A peça foi bem recebida, com sessões esgotadas em diversos locais, incluindo o Teatro Ruth de Souza no Rio de Janeiro.
Em abril, o espetáculo participou do 12°Fetuba, Festival de Teatro de Ubá, onde conquistou prêmios como Melhor Espetáculo e Melhor Ator, além de outros reconhecimentos. Em julho, foi premiado como Melhor Espetáculo Alternativo no 4° Festival Nacional de Teatro de Passos, e em agosto teve apresentações esgotadas na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Juiz de Fora.
Este projeto foi contemplado no Edital Funarte Aberta MG.