O Complexo Cultural Funarte MG recebe, de 18 a 22 de julho, às 19h30, o espetáculo Defesa; uma experiência teatral e interativa sobre o amor.
Com ingressos a preços populares e acessibilidade em Libras nos dias 21 e 22, a encenação é fruto da colaboração de mais de quinze artistas LGBTQIAP+, que exploram diversas linguagens artísticas.
Sob a direção de Igui Leal, artista da Plataforma Beijo, a peça oferece uma abordagem única ao cotidiano não óbvio de uma relação amorosa, vivida pelo ator Kami Soares e a atriz Júlia Campos.
A obra celebra o amor como forma de resistência contra a invisibilidade e a violência estrutural contra as pessoas LGBTQIAP+.
O diferencial de "DEFESA" está em sua interatividade: ao entrar no teatro, o público é inserido numa festa de casamento, tornando-se parte integrante da narrativa.
A dramaturgia fragmentada transita entre teatro e cinema, criando uma encenação dinâmica e envolvente.
Elementos audiovisuais, dança e movimento são utilizados para construir uma experiência imersiva que desafia as fronteiras entre a ficção e a realidade.
A plateia é convidada a participar ativamente, comendo, brindando, dançando e vivendo esse encontro.
Na trilha sonora, também estão presentes artistas GBTQIA, como a cantora mineira Lica Del Pichhia e Mac Júlia, além de Gal Costa. "DEFESA" é uma realização da Mercuria Conecta, produtora que nasceu em 2021 movida pelo desejo de que artistas e projetos culturais independentes pudessem viver de cultura.
Após um breve hiato, ressurge em 2023 no formato atual: Kami Soares, Julia Jota e Julia Campos.
A produtora cultural tem foco em políticas públicas culturais, comunicação, diversidade e acessibilidade.