O Teatro Universitário da UFMG (T.U.) se prepara para formar mais duas turmas de atores profissionais.
Para isso, vão apresentar dois espetáculos na Funarte/MG: “Nada Vai Dar Certo” e “Bonita” – o primeiro de 15 a 26/01; e o segundo de 29/01 a 09/02, com entrada gratuita.
Criado em 1952, o Teatro Universitário da UFMG tem oferecido para artistas de Minas Gerais — e do país — o curso de formação profissional em Teatro, exercendo importante influência no cenário artístico e cultural, além de desenvolver importantes projetos de pesquisa e de extensão na Universidade.
O Teatro Universitário da UFMG apresenta o espetáculo “Bonita”, da segunda turma de formandos 2025.
Da dramaturga Dione Carlos, a peça tem direção de Adriana Chaves e perfaz um imaginário poético e ficcional sobre a relação de Maria Bonita, Lampião e o Cangaço, tendo como proposta a construção de uma narrativa que tenciona os estereótipos, a dicotomia entre bem e mal que marcam essas figuras históricas, desvelando um imaginário de memórias culturais coletivas de um Brasil que se constrói a partir do sertão.
Em 2023, o curso técnico em Teatro passou a ter a duração de 4 semestres.
Ao todo, o T.U. realizou cerca de 100 montagens e já teve em seu corpo discente nomes como Jonas Bloch, Maria Olivia, Neusa Rocha, Eid Ribeiro, Aziz Bajur, Julio Maciel, Antonio Edson, Inês Peixoto, Larissa Bocchino, entre outros.