Desde que estreou, em 1977, o espetáculo musical “Os Saltimbancos” esteve inúmeras vezes nos palcos de todo país. As canções dos italianos Luiz Enriquez Bacalov e Sergio Bardotti, adaptadas para o português e para o teatro por Chico Buarque, retornam agora aos palcos de BH.
Na época, o cantor e compositor Chico Buarque acabara de se tornar pai e notou que não havia muitos discos voltados para as crianças. O Brasil vivia tempos difíceis por causa da ditadura e a música era uma das maneiras mais fortes de conversar. Quando soube que um velho amigo italiano havia lançado um disco com canções inspiradas no conto “Os Músicos de Bremen”, publicado pelos Irmãos Grimm no século 19, viu que seria o momento perfeito para traduzir e adaptar para o português. E, assim, nasce a obra “Os Saltimbancos”. O disco foi lançado em março de 1977 e, cinco meses depois, ganhou uma versão para o teatro, com Marieta Severo e Grande Othelo no elenco.
O musical conta a história de quatro animais que se encontram numa estrada, fugindo de seus patrões por maus tratos. Eles formam um conjunto musical e, através desta união, conseguem ser felizes. Seguem, então, um caminho de liberdade e harmonia rumo a um futuro melhor, onde o amor, o respeito e a amizade são os lemas de suas vidas.