Entre 13 de junho e 11 de agosto, o BDMG Cultural apresenta a exposição “Teimosia Vegetal", uma série de 20 obras de Ambuá e Izabella Coelho, segunda ocupação artística do edital Ciclo de Mostras 2024.
Formada por esculturas, instalações, objetos e plantas coletadas no bioma da capital mineira, a exposição é fruto de pesquisas atravessadas pela agroecologia realizadas pela dupla desde o final de 2022 e que deságuam nas obras expostas e na performance-instalação “Digestão”.
A exposição apresenta um relicário de espécies alimentícias disponíveis no bioma urbano, como tamarindo, primavera, jatobá, jenipapo, pau doce, lavanda de caboclo, pimenta rosa, monguba, entre outras.
Além disso, o trabalho é formado por diversos objetos que igualmente compõem e narram a cidade: tijolos de demolição, cacos de azulejo, tecidos garimpados - tingidos com vegetais coletados -, sacos de feira, entre outros. “Teimosia Vegetal” é produzida com matérias vivas e cíclicas, associadas às estações do ano, apresentando um conjunto de instalações, em um ambiente imersivo, para ser experimentado pelo paladar, olfato, visão, tato e audição.
A abertura da mostra ocorre, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural com entrada gratuita.