Até outubro de 2024, o Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais estará sediando a exposição “Assis Horta: A democratização do retrato fotográfico através da C.L.T”, composta por diversos retratos de trabalhadores mineiros do século XX.
O Centro Cultural está localizado na rua da Bahia, n.112, no edifício Mário Werneck, protegido pelo Patrimônio Histórico e Cultural e integrante do conjunto arquitetônico da Praça da Estação. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.
Todos os visitantes serão acompanhados por um(a) mediador(a) cultural, que apresentará a trajetória do fotógrafo diamantinense Assis Horta, com enfoque na relação entre seu trabalho, a criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em 1943 e a democratização da fotografia.
Esta exposição, além de sediada em um prédio tombado como patrimônio municipal e estadual, é imperdível para todos que se interessam pela história da fotografia, do trabalho e do Brasil em geral.