Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Visuais

Exposição: Encontro marcado com Fernando Sabino

Descrição

Em comemoração ao centenário de Fernando Sabino, Belo Horizonte vai receber uma exposição inédita, que terá as cartas originais trocadas entre o escritor mineiro e o poeta Mário de Andrade (1893-1945). Restauradas pelo Instituto Fernando Sabino, as correspondências serão exibidas pela primeira vez na mostra "Encontro marcado com Fernando Sabino", com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A exposição faz parte das celebrações da Semana do MP, e fica aberta à visitação até 31 de outubro no pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça (Av. Álvares Cabral, 1.690, no Santo Agostinho), das 9h às 18h.

As cartas, guardadas por décadas pela família de Sabino, são mais que registros de uma troca de ideias entre dois dos maiores nomes da literatura brasileira. Elas documentam o início de uma amizade que começou em 1942, quando Mário de Andrade, ao ler o primeiro livro de Sabino, "Os grilos não cantam mais", decidiu escrever ao jovem autor. No início, o foco era em questões literárias e artísticas, mas, com o tempo, as correspondências evoluíram para discussões pessoais. Esse diálogo se manteve até a morte de Andrade, em 1945, e revela, além da amizade, os caminhos que ajudaram a moldar a obra de Sabino.

Embora a troca de cartas tenha sido publicada no livro "Cartas a um jovem escritor e suas respostas", os documentos originais nunca haviam sido exibidos. Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino, ressalta o valor histórico desses documentos, guardados em malas desde a morte do pai em 2004 e recém encontrados pela família. 

Localização
Procuradoria-Geral de Justiça
Avenida Álvares Cabral, 1.690 - Santo Agostinho
Centro-Sul
Informações
Horários
a
Segunda a Sexta
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar