Entre 12 de setembro e 20 de outubro, o BDMG Cultural recebe a exposição “O corpo que tenho", uma série de desenhos do artista plástico Rafael Fernandes Alves, terceira ocupação artística selecionada no edital Ciclo de Mostras 2024. A abertura da mostra ocorre, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural com entrada gratuita.
Com um conjunto de 37 obras, a exposição traz desenhos de dimensões variadas em pastel seco, nanquim, guache, tinta acrílica e caneta esferográfica, que representam seres que se constituem de formas humanas, com características animalescas, criando uma simbiose entre o humano e o animal. Essas representações são o tema principal do conjunto de trabalhos, que transitam entre o onírico, o selvagem e o divino.
Os desenhos exibidos na mostra foram produzidos entre 2021 e 2024, sendo que o mais recente deles foi finalizado recentemente, dias antes da abertura da exposição. Ao longo desse período, o artista integrou elementos mitológicos a vivências pessoais, criando figuras que, embora partam de uma base corporal familiar, transcendem o humano e se tornam entidades híbridas, carregadas de significados múltiplos.
A exposição convida o público a explorar as complexidades da experiência corporal, mergulhando em um universo visual que mescla realidade e imaginação, simbolismo e mitologia.