O Complexo Cultural Funarte MG recebe na próxima sexta-feira, dia 05, a Expo Abya Yala, que vai ocupar a Funarte durante três sextas-feiras e um sábado do mês de abril: 05, 06, 12 e 19/04.
Reconhecida como a 1ª Exposição Indígena de BH e atuando desde 2022 na promoção da igualdade racial e perspectiva de renda para artistas e artesãos indígenas, o evento conta com barracas de artes indígenas e gastronomia.
Com itens de diversas etnias, artigos de povos originários de outros territórios além-fronteira, o projeto, além de gerar renda para famílias indígenas, muitas comandadas por mulheres, é também um espaço de encontro, troca de saberes e intercâmbio entre culturas ancestrais. Idealizado pelo Comitê Indígena Mineiro (CIM), o projeto nasce com o intuito de ser um espaço de apoio e de visibilidade à cultura dos cerca de 7 mil indígenas que vivem em BH e RMBH.
Seu nome reflete a identidade e o propósito do coletivo: Abya Yala no idioma Kuna significa “aquele que é nascido em casa”. "Casa - território": a Terra madura, a Terra vida e viva em constante florescimento.
O Comitê Indígena Mineiro (CIM), organização que deu origem à Expo Abya Yala, apresenta à cidade neste ano o evento “Demarcando a Funarte”, que traz, além da tradicional feira de artesanato, apresentações culturais, roda de conversa, sorteio, culinárias tradicionais e oficinas.
O evento tem também a intenção de fazer resistência contra os ataques aos direitos indigenas, o apagamento e a colonização que ainda recaem sobre os povos indígenas.
A abertura acontece no dia 05 de abril, sexta-feira, com início às 14h e encerramento às 21h. O evento segue no sábado, dia 06, a partir das 10h com oficina de banho de ervas e no fim do dia acontece o Baile dos Andes, com música andina ao vivo.
Nos dias 12 e 19, sextas-feiras, a programação é recheada com oficina de pintura corporal, roda de conversa, sorteio e exibição de filmes em parceria com a Filmes de Quintal.
No dia 19, dia internacional dos povos indígenas, acontece o encerramento com a celebração do "Teko Porã – festa da abundância" e distribuição de flores, frutos e sementes.
A entrada é gratuita.