Pra celebrar mais um ano de pindaíba, o coletivo Piolho Nababo, em parceria com a ocupação Maria do Arraial, o JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia e o Museu de Artes e Ofícios convida artistas e coletivos de Belo Horizonte a participar de uma galeria itinerante que terminará em mais um leilão popular de arte: o Leilão de Artes e Ofícios Piolho do Arraial R$1,99.
Ocupação Maria do Arraial.
A exposição coletiva itinerante Piolho do Arraial teve início no dia 27 de outubro, na Ocupação Maria do Arraial, situada à rua da Bahia, 1065.
A ocupação foi criada em agosto de 2023 e o nome é uma homenagem a Maria do Arraial, também conhecida como “Maria Papuda”, mulher negra e pobre que morava onde atualmente é o Palácio da Liberdade e resistiu a um dos primeiros despejos forçados da história do município.
Museu de Artes e Ofícios.
Depois de passar pela Ocupação Maria do Arraial, os trabalhos foram levados em um cortejo até o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, no dia 17 de novembro.
A partir de então, as obras ficam expostas no museu até 27 de janeiro, quando o Leilão de Artes e Ofícios Piolho do Arraial R$1,99 acontece no saguão principal do prédio, com direito a banda, performances, cerveja e churrasquinho.
Como já é costume, a exposição itinerante Piolho do Arraial está aberta a qualquer artista ou coletivo interessado, e o valor da venda de cada trabalho deve ser doado parcial ou integralmente ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.
Obs.: o Museu não estará aberto entre os dias 25 de dezembro 2023 e 08 de janeiro de 2024.