O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘enquanto espero a primavera’, da artista mineira Camila Moreira, com curadoria de Sandro Ka, na terça-feira, dia 25 de abril de 2023, às 19 horas.
A partir da metáfora da primavera, a mostra reúne um conjunto de obras entre desenhos, fotografias, vídeos e instalações, que trazem como tema central as expectativas pelo novo – do tempo da espera ao engajamento transformador – e poderá ser vista até 28 de maio de 2023.
A entrada é gratuita e tem classificação livre. De suportes convencionais ao uso do espaço, a obra da artista toma o desenho como pensamento e prática reflexiva, cruzando fronteiras e materialidades como uma condição contemporânea presente em tal linguagem.
Apresentando proposições artísticas desenvolvidas em Paris e Belo Horizonte entre 2013 e 2023, a exposição reflete inquietações da artista acerca de deslocamentos, exílio, condições humanas e, sobretudo, da necessidade da tomada de posicionamentos sobre as mudanças no mundo ao redor, pela ordem dos afetos, em sua construção cotidiana e coletiva.
Tendo a primavera como metáfora, as obras propõem reflexões sobre o processo, necessidades e expectativas de transformações do sujeito. Silenciosas ou arrebatadoras, como uma das estações do ano ou como nas recentes grandes revoluções políticas de luta por direitos e condições sociais mundo afora, toda primavera traz em si a esperança do novo.
Do novo idealizado e construído, em seu tempo único – da espera, da criação e da vivência – , seja no âmbito privado das pequenas mudanças ou na vontade do fazer coletivo, engajado das revoluções. Como frutos e bonança: no desejo e na esperança do que há de vir.
Abertura: 20 de abril de 2023 | às 19 horas
Visitação: até o dia 28/05/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Entrada gratuita
Grande Galeria