O “Foto em Pauta”, que comemora 20 anos em 2024, é uma iniciativa que nasceu em Belo Horizonte e fomenta o diálogo entre público e autores, por meio de encontros, palestras, exposições e oficinas.
Em 2011, também passou a produzir o Festival de Fotografia de Tiradentes, referência nacional na difusão da fotografia brasileira.
Desde 2015, a Fundação Clóvis Salgado tem uma parceria com o festival, promovendo a itinerância das exposições de Tiradentes para a capital mineira – e, agora, a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais recebe a exposição “Eztetyka da Terra”, de 25 de outubro de 2024 a 4 de janeiro de 2025.
Com direção artística de Eugênio Sávio e curadoria de João Castilho e Pedro David, a mostra reúne obras de 11 artistas de diversas partes do mundo e de distintas épocas.
São mais de 100 imagens de nomes como Pedro Motta (MG), que teve uma exposição individual na CâmeraSete em 2016, Cuia Guimarães (MG), Daniela Balestrin (SC), Gustavo Moura (PB), Luciana Alt e Vitor Moura (MG), Luciano Candisani (SP) e Marc Ferrez (RJ), criando um diálogo visual sobre a interconexão entre os seres vivos e a Terra.
Há, ainda, obras de artistas internacionais como Isadora Romero (Equador), Janelle Lynch (EUA), Marcela Magno (Argentina) e Peter Fischli & David Weiss (Suíça). A entrada é gratuita.