No dia 20 de abril, sábado, a Academia Mineira de Letras será sede do evento de finalização do ZLI-LAB – Feira da Zona Literária Independente, criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de carreiras literárias de escritoras(es) independentes de Belo Horizonte.
No dia, o público terá acesso a feira de livros de autores independentes, feira gastronômica, palestras sobre literatura e pocket shows de música.
A ação ocorre das 10h às 18h, com entrada franca.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocinado pela MGS Administração.
É produzido pela É.cultural e pela equipe da Ibi Literrário: Carola Castro, Jiulia Castro, Beatriz Ayumi, Flávia Januário e Ana Caroline Queiroz.
Com entrada gratuita, a programação acontece, em parceria com a Academia Mineira de Letras, no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
O ZLI-LAB atua por meio de ações de formação, qualificação artística e técnica potencializando indivíduos em suas produções artístico‐culturais frente ao mercado editorial contemporâneo.
Atualmente, são beneficiados 18 escritoras(es) independentes através de oficinas com profissionais do mercado livreiro, conexão com outras(os) autoras(es) e mentorias artísticas.
Até agora o projeto contou com 12 encontros virtuais de maio a setembro, além de 54 encontros individuais de mentoria artística.
Em sua segunda fase, os encontros presenciais acontecerão durante os meses de novembro, dezembro e janeiro nos centros culturais da cidade.
Esses encontros serão abertos ao público e tratam de temas como marketing editorial, vendas, criação e o papel das bibliotecas na literatura independente.