2ª Edição: "ENTRE" Festival de Teatro Infantil

Ícone Descrição

Descrição

O Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta a segunda edição do ENTRE, seu Festival de Teatro Infantil.

O festival visa levar para o público uma programação de teatro que não tenha rótulos e que seja pautada em criar nos pequenos o pensamento crítico e fomentar o desejo pela expressão artística.

Tudo isso com ingressos a preços populares, em comemoração aos 10 anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Lipe, um menino tímido e introspectivo, tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos.

Porém, um dia Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos - um vilão que rouba o travesseiro das crianças para conseguir sonhar. Lipe empreende uma jornada de resgate do melhor amigo, acompanhado por Neil, um travesseiro modernoso com tecnologia da Nasa e pela gata da casa, Alice. Juntos, eles terão que enfrentar seus medos e angústias usando apenas a imaginação.

Com uma linguagem inovadora e contemporânea, a Artesanal Cia. de Teatro acumula, desde sua criação em 1995, diversas indicações e prêmios relevantes, com amplo reconhecimento por parte do público, imprensa e crítica. O grupo investe na pesquisa de uma linguagem narrativa, que se fundamenta na convergência de diversas técnicas, como o teatro de bonecos, sombra, máscaras, canto, cinema e videografismos, sempre colocando o ator no centro da encenação e estimulando o diálogo proporcionado entre essas técnicas e a cena no palco.

Recentemente, a Artesanal vem também investindo na pesquisa de uma dramaturgia contemporânea para o público jovem, embasada em um intenso estudo de autores e encenações realizadas para esse público específico em todo o mundo. Com apurado rigor estético, dramaturgia inteligente e produções bem cuidadas, a Artesanal apresenta um trabalho autoral, capaz de agradar o público de todas as idades.

Em todos esses anos, o grupo é tido como uma referência nacional e internacional, tendo se apresentado em países como Alemanha e China.

Karaíba é a adaptação do livro homônimo de Daniel Munduruku, onde só a imaginação nos faz seguir e entender as palavras e as profecias de um passado e um presente vivos em nós. Imaginar é o que permite aos seres humanos conceber outras realidades, outras histórias.

Neste espetáculo, o convite é para imaginarmos essas terras 522 anos antes de tantas caravelas. Imaginar os povos Tupinikin, Turyaçu e Anhangás que aqui viviam e vivem, seus conflitos e seu modos de ver o mundo. Imaginar o karaíba percorrendo pelos caminhos de Pindoretá junto de Perna Solta, Maraí, Potyra e Periatã, personagens dessa nossa odisséia sonora teatral.

Com elenco formado por Danilo Canindé, Jéssica Meireles, Ludimila D’Angelis e Yumo Apuriña, o espetáculo Karaíba tem a idealização da produtora Juliana Gonçalves, que faz uma adaptação do livro "O Karaíba - Uma história pré-Brasil" de Daniel Munduruku.

Estreou em dezembro de 2022 e já foi destaque da mostra Lúcia Camargo, no 31º Festival de Curitiba. Realizado em parceria com a Aldeia Maracanã, o projeto cumpre com o objetivo ético firmado com o autor Daniel Munduruku de ter o protagonismo indígena: 17 das 27 pessoas que integram a ficha técnica são indígenas. A dita “América prtuguesa” já possuía uma história e identidade antes da chegada dos europeus: a indígena.

A dramaturgia adaptada da obra “O Karaíba - Uma história do pré-Brasil” apresenta aspectos da cultura e valores indígenas, distanciando-os dos estereótipos de “selvagens” e “atrasados” - tão reproduzidos ao longo dos anos.

A ideia de adaptar este livro tem por objetivo não só estimular a leitura e disseminação das palavras de Munduruku, mas também estabelecer uma ponte entre a cidade e pautas indígenas. Adaptar para o teatro uma literatura é democratizar o acesso ao seu conteúdo.

Para todas as idades, Karaíba dá ferramentas para o desenvolvimento de uma geração mais consciente da diversidade étnico-cultural brasileira e abre debates sobre pautas atuais sob a perspectiva indígena.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Centro Cultural Unimed/BH Minas - Rua da Bahia, 2244 - Bairro Lourdes
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
a
a
a
a
a
a

Entrada

Pago
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar