FESTA – Festival de Teatro e Artes

Ícone Descrição

Descrição

Prestes a completar 90 anos, o Minas Tênis Clube está em festa! E nada mais justo do que trazer as celebrações para o Centro Cultural Unimed-BH Minas. Parte da programação especial das nove décadas do Minas, apresentamos o FESTA – Festival de Teatro e Artes. Com programas voltados aos públicos infantil e adulto, o FESTA é uma ode à inventividade dos artistas e à diversidade de reflexões que emergem das singularidades de suas montagens. 

No festival, o público confere obras que renovam a linguagem cênica, instigam o pensamento e ampliam o diálogo entre público, criadores e espaços de apresentação. “Trouxemos obras que, cada uma a seu modo, elaboram respostas singulares às urgências do tempo presente — seja por meio da releitura crítica de clássicos, da articulação entre palavra e música ou da escuta radical das subjetividades”, afirma o curador do FESTA, Leonardo Fernandes. A curadoria valoriza tanto a solidez dramatúrgica quanto a potência performativa, reunindo artistas e companhias que vêm marcando a cena brasileira pelo rigor estético e pela inquietação criativa.

 O FESTA dedica uma parte essencial da sua programação ao público infantil e inicia a programação por ela. Aqui, reconhece-se a infância como um terreno fértil para o encantamento, a sensibilidade e a formação crítica. Espetáculos como “O monstro da porta da frente”, “Do que são feitas as estrelas?”, “Avoar e a estreia nacional de Tom Menor – Tom Jobim para crianças” integram essa curadoria voltada às infâncias. 

Entre os trabalhos voltados ao público adulto, estão “Brás Cubas”, leitura contemporânea de Paulo de Moraes sobre o romance de Machado de Assis; “Dias felizes”, de Samuel Beckett, cuja encenação renova o olhar sobre a existência em tempos de colapso; “Banco dos sonhos”, de Kiko Marques, referência incontornável da dramaturgia brasileira atual; e “Francisco”, em que a atriz Mariana Arruda realiza uma leitura cênico-musical da obra de Chico Buarque.

 Parte da programação também se desdobra em espaços não convencionais, abrindo outras possibilidades de relação entre espectador, obra e arquitetura. Nesta vertente, o público confere “Amanda” e “Cartas poéticas”. 

Complementam a programação oficinas gratuitas de desenho, cordel, escrita criativa, muralismo e dança para pessoas com deficiência, reafirmando o caráter formativo e inclusivo do festival. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e serão vendidos na bilheteria do Teatro e na Sympla.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Teatro do Centro Cultural Unimed/BH Minas - Rua da Bahia, 2244 - Lourdes
Centro-Sul
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar