Com quase 16 anos de existência, o Museu dos Brinquedos lança seu primeiro livro, um convite para entrar nas recordações da Vovó Luiza - idealizadora da instituição - e de seus brinquedos, que já somam um precioso acervo de mais de cinco mil itens.
Coescrito por Tatiana de Azevedo Camargo, uma de suas netas e diretora do Museu, “Brinquedos de Histórias ou Histórias de Brinquedos” traz uma escrita poética e delicada, que homenageia a infância e a memória.
O lançamento será no Museu dos Brinquedos, no dia 11 de junho (sábado), das 10h às 12h, com entrada franca exclusivamente neste horário.
A programação especial traz atividades educativas e brincantes, como oficinas, contação de histórias e exposições de brinquedos.
Os autores da obra estarão presentes para uma manhã de autógrafos e muitas trocas sobre a infância.
Entre histórias, lembranças, desenhos e afetos, “Brinquedos de Histórias ou Histórias de Brinquedos” propõe uma leitura de brincadeiras e conhecimentos sobre a importância da memória individual e coletiva, da preservação e valorização dos patrimônios culturais, dos museus e do brincar.
Metade do livro aborda a história de vida de Vovó Luiza e de como surgiu sua paixão pelos brinquedos, na outra metade o leitor conhece mais sobre a origem dos brinquedos que fazem parte do acervo do museu. Junto com Tatiana, Marcel de Lima Santos também assina a autoria do livro, que conta com ilustrações de José Veloso Júnior.
Durante o lançamento, a entrada do museu será gratuita, permitindo ao público conhecer o espaço e a exposição permanente de quase 800 brinquedos, entre bonecas, robôs, jogos de tabuleiro e muito mais.