De 15 a 19 de janeiro de 2025 acontece, no cinema do Sesc Palladium, a 5ª Mostra Cinema dos Quilombos, composta por filmes de diversas partes do Brasil. O recorte da mostra são obras realizadas por quilombolas ou parceiros, trazendo para as telas a cultura rural e urbana dos remanescentes de quilombos que resistiram à escravidão e seguem organizados para manter seus territórios e suas tradições.
A 5ª Mostra Cinema dos Quilombos é composta por sessões diárias, às 19h30, seguidas de conversas com diretores, membros da equipe, curadores e pesquisadores. Os ingressos, gratuitos, podem ser reservados tanto pelo Sympla ou retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes da sessão. Caso os ingressos no Sympla estejam esgotados, a orientação é procurar a bilheteria do Sesc Palladium para retirada.
O cinema quilombola proporciona a possibilidade de mergulhar na história viva de nosso país e conhecer realidades diferentes, muitas vezes inacessíveis por outros meios.
A mostra integra o projeto Cinema dos Quilombos, que realiza oficinas audiovisuais nos territórios, mantém aberto em fluxo contínuo o chamado para filmes e se prepara para lançar o primeiro volume do livro sobre cinema quilombola.