Um presépio napolitano, mas com características e identidade mineira.
O 10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura está ambientado em um cafezal com cerca de 50 árvores, produzidas a partir de materiais recicláveis, criando uma atmosfera do início da imigração italiana no Brasil.
As grandes empresas italianas, que começaram como negócios familiares, terão destaques para representar a importância do empreendedorismo, do made in italy e da força da família e do trabalho.
Ícones da arquitetura e importantes personalidades italianas irão compor a cena natalina em que o verde e vermelho, cores tradicionais do Natal e da bandeira da Itália, ganham destaque.
Um caminho inspirado nos tapetes devocionais das cidades históricas mineiras, em uma versão ecológica, será criado.
A Sagrada Família e os Reis Magos, que também serão personalidades italianas, estarão em destaque dando foco no amor e na proteção à natureza.
E a 10ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura terá uma abertura especial.
A Capela de Santana será o cenário para um bate-papo com o curador do Presépio e artista plástico, Leo Piló.
Ao som de músicas que remetem à importância do momento, da família e do amor, uma cantata de Natal será realizada pelo Coral Copasa, com regência da maestrina Eliane Fajioli.
Ao fim, uma procissão irá reviver a tradição de levar o menino Jesus até o Presépio, construído com a ajuda do público, e com materiais recicláveis, durante as oficinas.
Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.
Espaço sujeito à lotação
No ano em que celebramos o 10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, o artista plástico e curador Leo Piló, motivado pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil e nos 127 anos da cidade de Belo Horizonte, irá criar uma releitura de personagens ícones desse momento tão significativo.
A partir de materiais reciclados como plástico, papel, papelão e caixas de Tetra Pak, e as técnicas artísticas como pintura, origami, colagem e alfaiataria, a cena natalina será construída em duas oficinas.
Na de personagens, as figuras tradicionais de presépio terão uma releitura de símbolos italianos como jogador de futebol, cantora lírica, mecânico de corridas, já os reis magos serão inspirados em Leonardo da Vinci, Dante Alighieri e Galileu Galilei, sendo confeccionados com diferentes tipos de plástico e papel.
A oficina de casario vai criar um pequeno vilarejo, a partir de caixas de diferentes produtos como sapato, perfume e tetrapak, misturando características arquitetônicas e paisagísticas de Belo Horizonte e da Itália.
Os interessados podem retirar senhas para a atividade 15 minutos antes do seu início, na recepção da Casa Fiat de Cultura. Vagas limitadas.