A Fundação Clóvis Salgado recebe, a partir do dia 1º de junho de 2022 (quarta-feira), imagens que compuseram o Festival de Fotografia de Tiradentes, um dos mais importantes eventos de difusão da arte fotográfica no país.
A mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que fez parte da 11ª edição do Festival, ocupará a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 13 de agosto de 2022 (sábado).
A exposição, assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, juntos de Eugênio Sávio, curador geral do Festival, reúne obras de 12 artistas brasileiros que trabalham com a fotografia em torno de uma política da natureza que ocorre através dos corpos, das ausências e dos territórios.
A mostra apresenta obras dos fotógrafos Araquém Alcântara, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Francilins, Gilvan Barreto, Julia Baumfeld, Luisa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers.
O eixo temático Cosmopolíticas, que une as imagens como um fio condutor, foi cunhado pela filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers.
A ideia de Cosmopolítica se dá como uma tentativa de politizar o fazer científico, dando espaço a teorias que por vezes foram desconsideradas pelos estudos tradicionais.
A desqualificação de diferentes formas de abranger a natureza – como a magia, por exemplo – é confrontada.
No pensamento cosmopolítico, deve-se levar a sério, discutir e, acima de tudo, problematizar a própria ciência moderna, reconhecendo a existência de diferentes formas de se enxergar o mundo.
A mostra reafirma a importância da itinerância do Festival de Fotografia de Tiradentes, que ocupa a CâmeraSete – espaço de referência na capital mineira, tanto para a difusão do próprio trabalho dos fotógrafos selecionados, quanto para a manutenção desse espaço tão necessário, dedicado exclusivamente à fotografia.
Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura e do Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes, patrocínio máster da Cemig, ArcellorMittal, Instituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas, e patrocínio prata da Vivo, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.
Tem apoio cultural da CBMM e do Itaú.