Ao longo de todo o mês de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza atividades para marcar o Mês da Alimentação. O objetivo é destacar a importância das políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome desenvolvidas pelo município, colocar em pauta temas como a agroecologia na cidade e a soberania alimentar e aproximar públicos estratégicos da sociedade civil e o poder público.
Programação 2022
3 de outubro
O curso de Auxiliar de Cozinha marca a retomada da Trilha da Comida Mineira e Belo-Horizontina. Na edição 2022/02, a Trilha propõe tomar novos rumos sob a referência da gastrônoma Larissa Pardim. A proposta é produzir experimentações no sentido de redesenhar o processo de qualificação profissional de maneira a alinhar as demandas do setor produtivo gastronômico da capital mineira com as demandas e especificidades do público atendido pelo CRESAN.
Local: CRESAN-Mercado Popular da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha).
4 de outubro
A atividade tem como objetivo compartilhar as experiências de agricultura urbana, com foco na participação e mobilização dos públicos prioritários: juventudes e mulheres da periferia de Belo Horizonte. Também tem o objetivo de divulgar a política de agricultura urbana, especialmente as possibilidades para a implantação de novas unidades produtivas comunitárias.
Local: Sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Afonso Pena, 1.212)
Clique aqui para se inscrever.
14h às 16h - Oficina de EAN no Banco de Alimentos.
6 de outubro
A Feira da Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz para quem consome. São alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia como hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas, frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra. A Feira acontece todas as quintas-feiras.
Local: Rua Goiás, s/n
10 e 11 de outubro
Atividades de formação e informação sobre alimentação saudável junto aos usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte.
Programação:
• Restaurante Popular I - Herbert de Souza | Avenida do Contorno, 11.484 – Centro (10 e 11 de outubro)
- Montagem de um painel com informações nutricionais dando ênfase ao tema “Alimentação Segura, Melhor Saúde”. O acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente.”
- Apresentação do Guia Alimentar para a População Brasileira em forma de Stand. Apresentação dos alimentos in natura e diversas formas de processamentos.
- Apresentação dos 10 passos da alimentação saudável pelo sistema de comunicação (som) da unidade.
• Restaurante Popular II – Josué de Castro | Rua Ceará, 490 – Santa Efigênia (11 de outubro)
Atividades para os usuários sobre informações do Guia Alimentar para a População Brasileira (parceria com a UFMG).
• Restaurante Popular III – Maria Regina Nabuco | Rua Padre Pedro Pinto, 2.277 – Estação BHBus – Venda Nova (11 de outubro)
Atividade para os usuários com o tema do Dia Mundial da Alimentação (parceria com a Faminas).
• Restaurante Popular IV - Dom Mauro Bastos | Rua Afonso Vaz de Melo, 1.001 – Barreiro (11 de outubro)
Alunos da PUC Minas: atividade para os usuários com o tema do Dia Mundial da Alimentação
20 de outubro
Capacitação contínua dos atores responsáveis pelas compras da agricultura familiar para o PNAE de Belo Horizonte e o aperfeiçoamento da metodologia das compras da agricultura pelo município, por meio do compartilhamento de experiências exitosas de outros municípios mineiros.
Público interno.
21 de outubro
24 de outubro
Solenidade, com roda de conversa e oficinas, para inauguração da Unidade Produtiva Institucional e da parceira com a campanha Outubro Prateado - Mês de Valorização da Pessoa Idosa.
Endereço: Rua Perdizes, 336 - Caiçara
25 de outubro
Visita às Unidades Produtivas (UP) Vila Pinho e Solar da Serra, junto às(aos) chefes de cozinha parceiras(os), para apresentação dos produtos ofertados, com foco no estabelecimento de parcerias comerciais/fomento à comercialização.
28 de outubro
14h às 17h - Diálogo de SAN "Gastronomia, Qualificação Profissional e Empregabilidade"
Encontro com parceiros do circuito gastronômico de Belo Horizonte no intuito de escutar sobre as principais demandas e desafios da rede produtiva no campo da empregabilidade.
• Refletir sobre o formato, ementa e ofertas dos cursos de qualificação profissional ofertados por meio das Trilhas Gastronômicas do CRESAN;
• Articular a oferta de formação gastronômica do CRESAN com as demandas do circuito produtivo gastronômico da capital mineira;
• Articular parcerias no sentido de encaminhar os/as cursistas das Trilhas Gastronômicas do CRESAN para o mercado de trabalho formal;
• Fomentar a parceria entre poder público e o mercado gastronômico belo-horizontino no sentido de sustentar e potencializar o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”.
31 de outubro
Em comemoração ao Outubro Prateado, mês da pessoa idosa, a décima live do ano, oferecida para os grupos de idosos da cidade mensalmente, trará uma proposta de Roleta Virtual com questões e dicas sobre alimentação e nutrição para o público idoso.