Nos dias 13 e 14 de junho, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoverá o Seminário “Repensando a Guerra às Drogas”, em parceria com o Coletivo de mesmo nome. O evento, que terá formato híbrido, acontece no Auditório da Unidade I da DPMG, em Belo Horizonte, com transmissão simultânea no canal do YouTube da Instituição (c/defensoriamineira).
A abertura, que começa às 19h de quinta-feira (13/6), tem a presença do jornalista, pesquisador e escritor Bruno Paes Manso, doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), onde também atuou no Núcleo de Estudos da Violência.
Em seguida, no dia 14 de junho (sexta-feira), as atividades começam às 9h com a palestra “A experiência da DPSP na implementação das câmeras corporais no exercício da atividade policial”, ministrada pela defensora pública do Estado de São Paulo, Fernanda Balera, coordenadora do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos.
Em seguida, às 10h30, Cristiano Maronna, advogado, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, conduz a palestra “A política de drogas no Brasil entre o reformismo e o retrocesso”. Para encerrar o evento, acontece uma Reunião de Trabalho, entre 14h30 e 16h30, aberta para apresentação, discussão e aprovação de enunciados institucionais.
O Seminário é realizado por meio da Escola Superior da DPMG (Esdep-MG), com apoio da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).