A tradicional programação de férias no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB/UFMG) acontecerá entre os dias 16 a 26 de julho, com muitas oficinas, trilhas e atividades educativas para todas as idades.
Será uma ótima oportunidade de os visitantes descobrirem os encantos do museu, enquanto aprendem sobre ciência de uma forma lúdica.
A programação inclui também visitação às exposições de Arqueologia, Botânica, Grafismos na pedra, Jardim Sensorial, Moluscos no Museu, de Orquídeas e as sessões do Presépio do Pipiripau.
A entrada é gratuita e não é necessário agendamento.
Programação
Exposições
- 9h às 16h30 (quarta a sábado) - Arqueologia, Botânica, Grafismos na pedra, Jardim Sensorial
- 9h às 11h30 e 13h30 às 16h30 (quarta a sexta-feira) - As fascinantes orquídeas
Presépio do Pipiripau (quarta a sábado)
Sessões às 10h, 11h, 14h, 15h30 e 16h30
16/07 (quarta-feira)
- 10h15 - 11h - Trilha dos polinizadores: Trilha interpretativa na mata - Polinização e sua importância para a manutenção da biodiversidade. Local de encontro: Presépio.
- 11h15 - 12h - Meliponário e Hotel para abelhas solitárias: apresentação dos espaços e do hábito de vidas das abelhas. Local de encontro: Meliponário.
- 14h15 - 15h - Trilha dos polinizadores: Trilha interpretativa na mata - Polinização e sua importância para a manutenção da biodiversidade. Local de encontro: Presépio.
- 15h - 15h30 - Oficina de morfologia floral: Aprendendo sobre as diferentes formas e características das flores.
Local: Espaço Arte e Educação
- 15h45 - 16h15 - Jogo da Polinização: dinâmica no jogo da Polinização com quiz do conhecimento. Local: ao lado do Espaço Arte e Educação
17/07 (quinta-feira)
- 09h - 9h45 – Trilhando saberes: passeando com a Dona Cutia - Conheça de forma lúdica sobre a flora e fauna do museu em caminhada por trilha do MHNJB. a partir de 3 anos. 20 pessoas Local: Saída da portaria 1 (Rua Gustavo da Silveira, 1035).
- 09h45 - 11h – Oficina: Criando Brinquedos a partir da natureza - Venha criar brinquedos a partir da natureza. a partir dos 3 anos. 20 pessoas. Local: Praça Pau-Brasil
- 10h15 - 11h - Trilha Conexões na Natureza: Trilha interpretativa na mata - tema interações ecológicas. Local de encontro: Presépio.
- 11h15 - 12h – Oficina: A Vida numa gota d’água - Oficina de microscopia para observação dos organismos que vivem na água, mas que não enxergamos a olho nu. Local: Espaço Arte e Educação
- 14h15 - 15h15 - Trilha da Restauração Ambiental: Trilha mais extensa (3,0 Km) contando a história de recomposição da mata do museu e os desafios atuais para sua conservação. A trilha vai ao ponto de manejo das parcelas, na parte superior da reserva florestal. Público: interessados no tema, recomendado para acima de 11 anos. Local de encontro: Presépio.
- 15h30 - 16h - Visita no Viveiro de Mudas: Visita mediada apresentando os diferentes espaços e processos da produção de mudas. Público: interessados no tema, recomendado para acima de 11 anos. Local: Viveiro de Mudas
- 16h - 16h30 - Oficina Plantar no Viveiro de Mudas: Plantio de mudas aromáticas e de uso culinário no Quiosque do Viveiro de Mudas. Local: Viveiro de Mudas
18/07 (sexta-feira)
- 10h15 - 11h - MicoTrilha: Trilha interpretativa na mata: fungos, diversidade e papel ecológico (a partir de 8 anos). Local de encontro: Presépio.
- 11h15 - 12h - Oficina sobre Fungos: Observação a olho nu e com auxílio do microscópio dos fungos (a partir de 8 anos) Local: Espaço Arte e Educação
- 14h15 - 15h15 - MicoTrilha: Trilha interpretativa na mata: fungos, diversidade e papel ecológico (a partir de 8 anos). Local de encontro: Presépio.
- 15h45 - 16h15 – Oficina: Os microrganismos estão em todos os lugares! Oficina de coleta e semeadura de diferentes amostras em placa com meio de cultura para observação do crescimento (a partir de 8 anos). Local: Espaço Arte e Educação
19/07 (sábado)
- 09h - 9h45 – Trilhando saberes: passeando com a Dona Cutia - Conheça de forma lúdica sobre a flora e fauna do museu em caminhada por trilha do MHNJB. a partir de 3 anos . 20 pessoas Local: Saída da portaria 1 (Rua Gustavo da Silveira, 1035).
- 9h - 11h - Me LEBI no Museu : Apresentação das caixas entomológicas com mini-aulas, jogos, caça ao tesouro e oficina de montagem de insetos com materiais reciclados. Local: Espaço Arte e Educação e Anfiteatro da Mata
- 09h45 - 11h –Criando Brinquedos a partir da natureza - Venha criar brinquedos a partir da natureza a partir dos 3 anos.20 pessoas. Local: Praça Pau-Brasil
- 10h15 - 11h – Trilha: Conexões na Natureza - Trilha interpretativa na mata: tema interações ecológicas - Local de encontro: Presépio.
- 14h15 - 15h – Trilha: Conexões na Natureza - Trilha interpretativa na mata: tema interações ecológicas - Local de encontro: Presépio.
- 15h00 - 15h30 – Oficina: Insetos Criativos - Oficina de colagem utilizando materiais vegetais secos para composição de imagens de insetos (faixa etária livre). Local: Espaço Arte e Educação
23/07 (quarta-feira)
- 09h - 9h45 – Trilhando saberes: passeando com a Dona Cutia - Conheça de forma lúdica sobre a flora e fauna do museu em caminhada por trilha do MHNJB. a partir de 3 anos. 20 pessoas. Local: Saída da portaria 1 (Rua Gustavo da Silveira, 1035).
- 09h45 - 11h –Criando Brinquedos a partir da natureza - Venha criar brinquedos a partir da natureza a partir dos 3 anos. 20 pessoas. Local: Praça Pau-Brasil
- 10h15 - 11h – Trilha: Conexões na Natureza - Trilha interpretativa na mata - tema interações ecológicas. Local de encontro: Presépio.
- 11h15 - 12h – Oficina: Insetos Criativos - Oficina de colagem utilizando materiais vegetais secos para composição de imagens de insetos (faixa etária livre). Local: Espaço Arte e Educação
- 14h15 - 15h – Trilha: Conexões na Natureza - Trilha interpretativa na mata - tema interações ecológicas. Local de encontro: Presépio. - 15h - 15h30 – Oficina: A Vida numa gota d’água - Oficina de microscopia para observação dos organismos que vivem na água, mas que não enxergamos a olho nu. Local: Espaço Arte e Educação.
24/07 (quinta-feira)
- 10h15 - 11h – Oficina: Plantar no Jardim Sensorial - Plantio de mudas aromáticas e de uso culinário. Local: Jardim Sensorial
- 14h15 - 15h – Trilha: Conexões na Natureza - Trilha interpretativa na mata- tema interações ecológicas. Local de encontro: Presépio.
25/07 (sexta-feira)
- 09h - 9h45 – Trilhando saberes: passeando com a Dona Cutia - Conheça de forma lúdica sobre a flora e fauna do museu em caminhada por trilha do MHNJB. a partir de 3 anos. 20 pessoas. Local: Saída da portaria 1 (Rua Gustavo da Silveira, 1035).
- 09h45 - 11h –Criando Brinquedos a partir da natureza - Venha criar brinquedos a partir da natureza. a partir dos 3 anos. 20 pessoas. Local: Praça Pau-Brasil
- 10h15 às 11h - Trilha da Restauração Ambiental - Trilha mais extensa (3,0 Km) contando a história de recomposição da mata do museu e os desafios atuais para sua conservação. A trilha vai ao ponto de manejo das parcelas, na parte superior da reserva florestal. Público: interessados no tema, recomendado para acima de 11 anos. Local de encontro: Presépio.
- 14h15 - 15h15 - MicoTrilha: Trilha interpretativa na mata - fungos, diversidade e papel ecológico (a partir de 8 anos) Local de encontro: Presépio.
- 15h45 - 16h30 – Oficina: Os microrganismos estão em todos os lugares! Oficina de coleta e semeadura de diferentes amostras em placa com meio de cultura para observação do crescimento (a partir de 8 anos). Local: Espaço Arte e Educação
26/07 (sábado) - 9h - 11h - Me LEBI no Museu : Apresentação das caixas entomológicas com mini-aulas, jogos, caça ao tesouro e oficina de montagem de insetos com materiais reciclados. Local: Espaço Arte e Educação e Anfiteatro da Mata
- 14h15 - 15h – Trilha: Conexões na Natureza - Trilha interpretativa na mata - tema interações ecológicas. Local de encontro: Presépio.
- 15h - 16h - Oficina Plantar no Jardim Sensorial - Plantio de mudas aromáticas e de uso culinário. Local: Jardim Sensorial