
ENTRE RIOS E RUAS
Um convite para redescobrir Belo Horizonte a partir de um olhar mais sensível e atento ao que está por baixo da cidade, das calçadas, praças e avenidas.

O PROJETO ENTRE RUAS E RIOS
Belo Horizonte é uma cidade que nasceu planejada, e cresceu sobre seus rios. Debaixo do asfalto e dos edifícios, correm silenciosos os cursos d’água que antes moldavam a paisagem e a vida cotidiana na região. O projeto Entre Rios e Ruas, da artista mineira Isabela Prado, utiliza mídias como desenho, vídeo, instalação e performance, para propor uma redescoberta poética, histórica e ambiental desses rios invisibilizados. Na intervenção urbana Sobre o rio, a artista contou com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a colaboração com a Prefeitura da cidade, para a inserção de aproximadamente 230 placas de esquina na região delimitada pela Avenida do Contorno, indicando a presença de córregos canalizados que subterraneamente percorrem as ruas da capital: Leitão, Serra, Acaba-Mundo, Mendonça, Zoológico, Barro Preto e Afluente Serra, todos integrantes da Bacia do Ribeirão Arrudas.
Este roteiro é um convite para redescobrir Belo Horizonte a partir de um olhar mais sensível e atento ao que está por baixo da cidade, das calçadas, praças e avenidas. A ideia é transformar o caminhar pela cidade em um exercício de escuta e percepção: do som abafado da água que ainda corre sob os pés, às histórias que emergem das margens ocultas. Prepare-se para uma experiência que mistura urbanismo, arte, memória e meio ambiente, em um trajeto onde cada rua esconde um rio – e cada rio, uma história.
UM MERGULHO POÉTICO E URBANO NOS VESTÍGIOS DAS ÁGUAS QUE ATRAVESSAM A CIDADE.


O Acaba-Mundo tem suas nascentes na Serra do Curral e serpenteia pelos bairros Sion, Carmo, Savassi, Funcionários e Centro, até desaguar no Ribeirão Arrudas, atravessando o Parque Municipal: nossa próxima parada.
🚗 5 minutos de carro
🚌 8 minutos de ônibus
🚶♂️ 13 minutos a pé
🚲 3 minutos de bicicleta

O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti são dois marcos icônicos de Belo Horizonte, localizados lado a lado na Avenida Afonso Pena. Apesar de suas funções culturais e comerciais distintas, compartilham uma conexão invisível: ambos foram construídos sobre o leito do Córrego Acaba-Mundo. Inicialmente, o córrego era parcialmente visível dentro do parque, existia uma queda d'água e uma mini-usina de geração de energia, que abastecia o parque, com pontes, espelhos d’água e trilhas que o seguiam. Porém, ao longo da modernização da cidade, foi sendo canalizado e enterrado, parte de um projeto urbano que visava controlar enchentes e higienizar a paisagem urbana.
Aproveite a manhã para mergulhar no verde do parque, uma pausa simples mas poderosa. Caminhar por ali é também caminhar sobre um rio oculto, uma memória hídrica que, embora invisível, continua pulsando sob o solo, conectando passado e presente num dos espaços mais encantadores e simbólicos de BH. Estenda sua toalha na grama ou acomode-se em um dos bancos, é o espaço ideal para uma boa leitura e tempo de presença.
🚗 11 minutos de carro
🚌 15 minutos de ônibus
🚶♂️ 20 minutos a pé
🚲 6 minutos de bicicleta

Localizada na Casa Fiat de Cultura. Lugar para saborear doces incríveis e cafés selecionados, em ambiente inspirado nos cafés tradicionais de Turim, na Itália. Combina tradição, design sofisticado e atmosfera acolhedora.

🚗 8 minutos de carro
🚌 6 minutos de ônibus
🚶♂️ 11 minutos a pé
🚲 4 minutos de bicicleta

Presente em nosso Menuuh de Experiências, o Armazém Roça Grande é um local que une gastronomia e cultura, e tem como propósito perpetuar a herança sertaneja por meio de receitas tradicionais e ingredientes de origem. O ambiente, que mescla rústico e sofisticado, tem a missão de aproximar o urbano do campo, trazendo sabores autênticos e de origem rural para o coração da capital, ali onde a vida moderna pulsa sobre raízes mais antigas.
Endereço: Rua São Paulo, 1700, Lourdes
E-mail: orocagrande@gmail.com
Telefone: +55 (31) 99119-4739
Instagram: @orocagrande
🚗 3 minutos de carro
🚌 8 minutos de ônibus
🚶♂️ 9 minutos a pé
🚲 2 minutos de bicicleta

Famoso por seu fígado com jiló, ideal para acompanhar uma boa cerveja gelada (parte do projeto Bares com Alma).

Tradicional PF mineiro, um dos principais do Mercado Central. Para refrescar, a tradicional limonada desde 1938.

Empada de jiló icônica, onde até quem não gosta de jiló se delicia com esse salgado! Imperdível não experimentar.

Broa de fubá recheada de doce de leite ou goiabada, ideal para acompanhar um cafezinho mineiro. Uma boa pedida para a tarde.

Doce de leite em muitas versões: tradicionais, café, coco e pistache. Você ainda pode experimentar junto com um queijo.

O Córrego do Leitão, que atravessa a área onde hoje está o mercado, reflete uma ligação histórica e simbólica entre os dois: o córrego foi canalizado e urbanizado para dar lugar ao crescimento urbano, com a construção do mercado e o desenvolvimento do centro da cidade. Essa transformação reflete a relação entre o patrimônio natural e a expansão urbana de Belo Horizonte, onde o Mercado Central se tornou um ponto de encontro cultural e comercial, que tempos atrás, era marcado pela presença visível do Córrego do Leitão. Há mais de nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico imperdível para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.
É um espaço único, que une tradição, contemporaneidade e encanta por sua singularidade. Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade a um dos espaços mais queridos de Belo Horizonte. Ao visitar, não deixe de conhecer o Bar da Lora, que faz parte do projeto Bares com Alma, que apresenta um inventário de 30 bares, com mais de 30 anos de existência. Bares históricos e autênticos, como o da lora, famoso por seu prato de fígado com jiló, ideal para acompanhar uma boa cerveja gelada.
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 - Centro
Telefone: +55 (31) 3274-9434
Funcionamento: Segunda à Sábado: 08h às 18h
Domingo: 08h às 13h
Instagram: @mercadocentralbh
🚗 6 minutos de carro
🚶♂️ 6 minutos a pé
🚲 3 minutos de bicicleta

E para finalizar, seguindo pelo Córrego do Leitão encontramos um dos mais marcantes pontos da cidade de Belo Horizonte - O Velho Mercado Novo. Mesclando gastronomia, arte, diversidade e música, o Mercado é a opção para um fim de tarde e início de noite único e emblemático. Faz parte do turismo gastronômico belo-horizontino, com lojas de quitutes, restaurantes, cervejarias variadas, drinks e petiscos. A arquitetura rústica e a decoração retrô são a marca registrada dos estabelecimentos que funcionam no segundo e no terceiro andar do prédio.
O espaço é diverso e acolhedor, onde convivem desde os tradicionais comércios do mercado, a diferentes bares e lojas. Opção é o que não falta para agradar todos os estilos e grupos. Em sua esquina, o Projeto Entre Rios e Ruas se faz presente mais uma vez: uma placa da intervenção Sobre o rio identifica o córrego vivo que percorre seu subsolo, e que traz para a linha do horizonte aquilo que havia sido invisibilizado pela cidade.

Em seu segundo andar, um momento mágico te espera - Menu Tupis: um passeio prático, histórico e sentimental pelo Centro de Belo Horizonte. A Cozinha Tupis, localizada na loja 2189 do Mercado, faz parte do Menuuh de Experiências e propõe uma vivência de sabores inusitados e muita história, que é uma homenagem ao Centro da cidade, por meio de técnicas, ingredientes e forma de apresentação. Ao todo, são 7 etapas, apresentadas ao visitante para mostrar ao mundo as razões que tornaram Belo Horizonte uma das Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco. Um mix de sabores inusitados, simples, mas que servidos como são, revelam o valor de resgatar as origens para construir o novo.
Role a página à esquerda para descobrir os pontos turísticos e gastronômicos do Centro de Belo Horizonte!
Pontos chave: CCBB, Casa Fiat de Cultura, Palácio Liberdade, Museu das Minas e do Metal.
Experimente: Bar da Lora, Jorge Americano, Empada de Jiló, Roça Capital, Empório do Queijo.
Experimente: Bar da Lora, Jorge Americano, Empada de Jiló, Roça Capital, Empório do Queijo.
Planejador de roteiros BH
Planejador de roteiros BH
CONTINUE EXPLORANDO 
CONTINUE
EXPLORANDO 
Um mergulho em seus marcos culturais, sabores autênticos e a vibrante identidade de uma cidade criativa.
Explore o brilho da comunidade LGBTQIAPN+ e sua presença acolhedora e inclusiva em Belo Horizonte!