Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções — esta é a proposta do Memorial Minas Gerais – Vale. Localizado na esquina da Alameda da Educação com a rua Gonçalves Dias, ao lado do Museu das Minas e do Metal, o espaço reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado. Com esse acervo, o museu visa valorizar as histórias e tradições mineiras, em conjunto com as expressões contemporâneas, propondo a relação entre passado e presente, além de reflexões sobre o futuro.
Caracterizado como um “museu da experiência”, o espaço faz uso da tecnologia e de ambientes sensoriais para estreitar a relação museu/visitante e ampliar a imersão das pessoas na cultura, na história e na arte. A entrada no museu, assim como a participação em todos os eventos, é gratuita, reforçando o compromisso com o acesso democrático à cultura. O Memorial também oferece um site com tradução em Libras e em outros idiomas, além de um guia multimídia do espaço com tradução em diversas línguas e um percurso com interface especial voltado para o público infantil.
Além disso, o museu é um espaço de convivência, com áreas como café, jardim, sala Ler + Ver, midiateca e um espaço multiuso com capacidade para 84 pessoas, onde ocorre frequentemente uma programação cultural e educativa diversificada. Como parte de suas ações de acessibilidade e inclusão, os vídeos disponibilizados no canal oficial do museu no YouTube contam com legendas, incluindo Libras e/ou audiodescrição (AD), e as postagens do setor Educativo são acompanhadas de texto acessível, utilizando a hashtag #ParaTodosVerem.