O Museu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 2005 pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG e ocupa os prédios das antigas Estações Ferroviárias da cidade de Belo Horizonte. As coleções foram iniciadas há cerca de sessenta anos pelo engenheiro Flávio Gutierrez e continuadas pela empreendedora cultural Angela Gutierrez. As peças que compõe o Museu de Artes e Ofícios foram doadas e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN. São várias coleções e histórias de dezenas de atividades profissionais que deram origem a indústria de transformação em Minas Gerais.
Com mais de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao século XX que representam ofícios antigos; ferramentas, máquinas, equipamentos e utensílios de setores tradicionais como a mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, curtume e energias. O museu é um convite para que o trabalhador encontre consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. Desde de 2016 o Museu de Artes e Ofícios, é gerido pelo Serviço Social da Indústria – SESI, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- FIEMG que dá continuidade a integridade do conjunto tombado e investe em projetos e ações voltadas para cultura, educação, turismo e cidadania.
Visitação Expontânea - Entrada gratuita para todos
Visitação Mediada – Agendamentos toda primeira segunda feira do mês, sempre com dois meses de antecedência. Instituições Públicas serviço Educativo Gratuito | Instituições Privadas serviço Educativo Pago. Consulte Condições:
E-mail: educativomao@fiemg.com.br
Tel:. (31) 2116-2700
Whatsapp: (31) 99408-0192
O Museu de Artes e Ofícios oferece espaços alternativos para realização de eventos culturais, empresariais e sociais. Fotos ou filmagens comerciais e comemorativas somente podem ser produzidas com a expressa autorização da direção do Museu.
E-mail: sesiculturamg@fiemg.com.br
Tel:. (31) 2116-2702 | Whatsapp: (31) 97157-0747. Mais informações no link.