Foto da vista do horizonte urbano de Belo Horizonte
Foto: Super Camera - Bernardo Silva / Acervo Belotur

Para Quem Visita Belo Horizonte no Inverno

Vai passar uns dias em BH entre junho e agosto? Não tem lugar melhor! Essa é a época em que a cidade ganha um charme especial: clima ameno, céu azul sem fim, sabores quentinhos e experiências que aquecem o coração. Preparamos um roteiro cheio de lugares irresistíveis pra você sair do quarto do hotel, explorar sem pressa e se apaixonar ainda mais por Belo Horizonte.

Rota pelos mercados

Quem quer comer bem e aproveitar os produtos típicos mineiros não pode deixar de ir aos mercados da cidade.

 

Foto: Super Camera - Bernardo Silva / Acervo Belotur

Foto: Super Camera - Bernardo Silva / Acervo Belotur 

Com seus mais de 95 anos em funcionamento, o Mercado Central de Belo Horizonte foi considerado o terceiro melhor do mundo, segundo a revista de bordo “TAM nas Nuvens”. Por lá você encontra o famoso queijo minas, cachaças, ingredientes para fazer aquela bela feijoada, doces, artesanato e mais uma infinidade de produtos, em mais de 400 lojas. E ainda pode curtir os bares e restaurantes do mercado e experimentar um delicioso fígado com jiló.

Aproveite a visita ao centro da cidade e conheça o Mercado Novoque agora está mais renovado do que nunca! Nos últimos anos, uma onda de novos empreendimentos tem tomado conta do mercado e agora você pode aproveitar cervejaria artesanal, charcutaria, quitutes, laboratório de fotografia analógica, destilaria e bar de gin, espaço de exposições de arte tudo no mesmo lugar! 

 

Foto: Super Camera - Bernardo Silva / Acervo Belotur 

 

O Mercado Distrital do Cruzeiro também é uma ótima pedida. Seja para comprar produtos frescos, aproveitar a gastronomia dos bares e restaurantes ou até participar dos eventos e festas que acontecem regularmente no espaço. Há várias décadas, o mercado se tornou ponto de encontro em Belo Horizonte, com varanda gastronômica, churrascaria e restaurante típico italiano.

Quem está em clima de feira também não pode deixar de fazer uma visita à Feira dos Produtores. Criado em 1950, no bairro da Lagoinha, para reunir produtores e distribuir hortifrutigranjeiros, a feira agora se encontra na avenida Cristiano Machado, no Cidade Nova, e se tornou um verdadeiro polo de compras popular. Por lá você encontra artigos para casa, ferragens, distribuição de bebidas, hortaliças, frutas, carnes, tecidos e até serviços de barbearia. E, é claro, um bom local mineiro não deixa de oferecer botecos com muita cerveja gelada e tira-gostos de primeira linha.

 

Música para seus ouvidos 

Se você quer fugir do frio, mas não perde uma programação musical, a dica é procurar as diversas casas de show de Belo Horizonte.

Teto da Orquestra

Foto: Rafael Benevides Adilmar Santos Escola Metropole / Acervo Belotur


Para os mais clássicos, ir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na impressionante Sala Minas Gerais, ou da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Palácio das Artes, é uma boa pedida.

 

Espetáculos para todos os gostos 

Saindo um pouco da música, vamos para o teatro! Que Belo Horizonte é uma cidade que respira cultura você já sabe, são inúmeros teatros e centros culturais que agitam a cidade com diversas peças, espetáculos e variadas produções. Que tal experienciar de pertinho as artes cênicas em BH? Junte o frio com o aconchego dos teatros e conheça o Cine Theatro Brasil, Sesc Palladium e Palácio das Artes, que possuem uma programação intensa que varia desde a espetáculos musicais e óperas, a stand up, drama e peças infantis.

 

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

Entre no museu!

Belo Horizonte conta com dezenas de espaços culturais e museus, muitos com programação gratuita.
Começando pelo Centro, o ponto de partida pode ser o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, bem conservadas e que contam a história do trabalho em Minas Gerais e no Brasil. 

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur

Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

Continuando o passeio pelo Centro, você vai se deparar com um exuberante edifício de arquitetura neogótica – muitas vezes confundido com uma igreja ou um castelo – na Rua da Bahia. É o Museu da Moda, primeiro museu público de moda do Brasil, que traz exposições, seminários e apresentações artísticas, sempre dedicado à moda e ao design.

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

Ali ao lado está o Museu Inimá de Paula, que expõe rico acervo do artista mineiro, mostrando sua trajetória e inserção no contexto cultural brasileiro no século XX, além de receber mostras nacionais e internacionais.

E para conhecer tudo sobre a história de Belo Horizonte, não há lugar melhor que o Museu Histórico Abílio Barreto. Sede da antiga Fazenda do Leitão, o casarão secular remonta à época em que BH era ainda Curral Del Rei. Ali você encontra documentos, objetos, fotografias e uma antiga maria-fumaça, que retratam a memória da capital mineira.

 

Viva o Conjunto Moderno da Pampulha!

A Pampulha é parada obrigatória pra quem visita BH. O Conjunto Arquitetônico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial, une arte, paisagem e história em uma experiência que encanta em qualquer estação. Além da vista linda da Lagoa, você encontra a Casa do Baile, o Museu Casa Kubitschek, a Igreja São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube e o Museu de Arte da Pampulha (fechado temporariamente para reformas), e se encantar com as maravilhas das obras icônicas de Oscar Niemeyer. 

Foto: Adobe Stock / Acervo Belotur 

 

Para quem ama futebol, o Museu Brasileiro do Futebol é daqueles passeios que batem um bolão, ainda mais porque é também uma visita pelos bastidores do Mineirão, o Gigante da Pampulha, com acesso a espaços restritos e privilegiados do estádio, por onde se preparam os atletas e você pode vivenciar essa experiência única! 

Museu Brasileiro do Futebol - MIneirão

Foto: Agência I7 Minas Arena

 

Cidade Criativa da Gastronomia


Belo Horizonte é a Capital Criativa da Gastronomia reconhecida pela UNESCO desde 2019, e no inverno essa fama ganha ainda mais sabor. Da culinária tradicional mineira às cozinhas contemporâneas, a cidade oferece pratos quentinhos e acolhedores que aquecem corpo e alma, perfeito para quem quer se deliciar enquanto aproveita o clima frio da estação.

Você encontra uma seleção especial dos melhores restaurantes da cidade, com opções para todos os gostos: dos botecos tradicionais aos restaurantes inovadores. Cada endereço é uma oportunidade para aquecer o paladar e viver a gastronomia única de BH.

 

Foto:  Umami Comunicação /  Acervo Belotur 

Arraial de Belô

Nada melhor para se esquentar do que as deliciosas comidas típicas das festas juninas! Aproveite a estadia em BH no meio do ano e participe do Arraial de Belô, um dos maiores festejos juninos do Brasil. O evento conta com deliciosas comidas (tem milho, canjica, quentão e outros pratos de dar água na boca), shows e Concurso Municipal de Quadrilhas que animam e colorem a cidade por vários dias. Quando vier a cidade não deixe de marcar uma visita ao nosso arraial! 

Foto:  Wander Faria /  Acervo Belotur 

Belo Horizonte é assim: acolhedora no frio, vibrante no calor, surpreendente o ano inteiro. Não importa a estação, sempre tem um cantinho novo, um sabor marcante ou um pôr do sol de tirar o fôlego esperando por você. Vem viver essa cidade!