Exposição: Rainhas Negras 2ª Edição
É uma intervenção artística e cultural negra que propõe uma série fotográfica com mulheres negras com o objetivo de mostrar o empoderamento e o protagonismo das mulheres negras afrodescendentes dentro da sociedade por meio da fotografia. Trata sobre identidade, empoderamento, poder, beleza, autoestima, transição capilar, afeto e autoconhecimento. Artista: Márcio Silva.
Público: livre.
No horário de funcionamento do CCAVC - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados das 9h às 17h
Exposição Natal Encantado BDI
Mostra dos artesanatos natalinos criados com afeto, dedicação e muita criatividade pelas artesãs do Centro Cultural Bairro das Indústrias.
Público: livre
No horário de funcionamento do CCBDI - Terça à sexta, das 9h às 19h sábados das 9h às 17h
ÊXODOS – SEBASTIÃO SALGADO
Durante seis anos, Sebastião Salgado documentou a história da migração humana em 35 países. Deslocada em plena marcha, em grandes campos de refugiados e em favelas lotadas, o premiado fotógrafo dá testemunho do êxodo de diferentes povos. Vemos os hutus de Ruanda escondidos em selvas remotas; os habitantes das favelas que sufocam São Paulo e os ocupantes dos primeiros barcos da África Subsaariana que tentam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa. ''Êxodos'', que aborda tanto a dimensão global da crise migratória como esmagadoras histórias individuais de exílio, é antes de tudo uma chamada à ação para além da compaixão.
Visitação: no horário de funcionamento do CCJG - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Exposição Permita-se
Exposição de fotos que apresenta um retrato poderoso e diversificado da herança afro-brasileira. Cada imagem captura momentos de expressão, resiliência e identidade, destacando a riqueza da cultura negra e a importância de reconhecer a diversidade e o impacto dessa comunidade na sociedade. Parceria: CRAS Vila Senhor dos Passos. Realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da ADRA Brasil.
Dias e 1 e 2 de dezembro, no horário de funcionamento do Centro Cultural
Exposição Circuito Hip-Hop Barreiro
Como resultado do chamamento público para Artes Visuais, esta exposição itinerante traz obras dos artistas Ed-Mun, Fresh, Kroif, Mano Dean, Mart Posse, Riot, Tina Soul, Wanatta e Zi Reis. As obras foram produzidas em residência artística no final de 2022. O Circuito Hip-Hop Barreiro tem como premissa o reconhecimento e a valorização da cultura hip-hop em Belo Horizonte, tendo como foco a região do Barreiro. Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Fernando Sabino: 100 anos de história
Comemorando o centenário do escritor mineiro, Fernando Sabino, venha conhecer os livros do autor na nossa exposição literária do mês.
Visitação: no horário de funcionamento da Biblioteca
Exposição “Traçado na Memória”
Nesta mostra, 15 quadrinistas de Belo Horizonte e região metropolitana, “se apropriaram” de 15 diferentes patrimônios da cidade. O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Conservar, ou se apropriar artisticamente de um patrimônio, lhe tornar alvo da atenção da sociedade contemporânea, significa reconhecer a importância dos bens culturais de uma cidade, os tornando fortes referências para a comunidade e para a sua construção e representação de uma identidade. Exposição integrante do 10º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – 2018.
Público: geral
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
EXPOSIÇÃO INARREDÁVEIS! MULHERES QUADRINISTAS
Integrante da programação do Festival Internacional de Quadrinhos de 2018, a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” conta com sete obras significativas da carreira de 12 artistas de Belo Horizonte. A exposição realça a presença das mulheres no mundo dos quadrinhos, marcado, tradicionalmente, pela predominância masculina. Os temas dos trabalhos vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas. As técnicas variam entre manuais (aquarela, nanquim, lápis de cor, pastel seco e guache), digital e mista. A exposição traz mais de 80 obras criadas por Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes.
Público: jovem, adulto e idoso
Visitação: no horário de funcionamento do CCPE - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Equilibração
Tudo surge a partir de imagens mentais de formas que se encontram, dissolvem, escondem ou se fundem enquanto pinto. Involuntariamente, o resultado da pintura é uma combinação da materialidade de objetos, lugares e seres que encontro em qualquer lugar e que, na pintura, se mesclam e perdem seu sentido original. Artista: Otávio Bevitoria.
Público: livre.
Visitação: até 15 de dezembro, no horário de funcionamento do CCP - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Mostra Fotográfica CCSF 15 anos
A exposição fotográfica reúne diversos artistas e grupos pioneiros que compõem a história do CCSF no decorrer dos seus 15 anos de existência.
Público: livre
No horário de funcionamento do CCSF - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
MOSTRA CCSB 29 ANOS
A mostra busca retratar um pouco do que este importante equipamento de cultura vem realizando nos últimos anos, por meio da exposição dos trabalhos de vários grupos representativos. Grupos e agentes culturais que fazem diferença no dia a dia do centro cultural e da comunidade.
Público: livre
Visitação: no horário de funcionamento do CCSB - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
EXPOSIÇÃO BH É QUEM? BH É NÓIS!
Mostra das fotos tiradas pelos alunos da Escola Estadual Divina Providência durante as aulas-passeios realizadas em 2022. A exposição é uma releitura fotográfica do olhar da periferia sobre 19 espaços culturais, históricos e turísticos ocupados pelos alunos. Parceria do Centro Cultural Lindéia Regina com a Escola Estadual Divina Providência.
Público: geral
Visitação: durante o funcionamento do CCSG - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Exposição "Faces do Invisível: Retratos de catadores de material reciclável"
A exposição é composta por dez fotografias, em preto e branco, com linguagem documental. Realizada durante a pandemia de covid-19, a mostra apresenta retratos de mulheres, homens e transgêneros que trabalham como catadores de material reciclável, a maioria em situação de rua. A proposta da exposição é sensibilizar o público geral – em especial, os jovens estudantes – e tornar conhecida a existência e a realidade desses trabalhadores, que fazem parte daqueles que a sociedade insiste em não ver.
Visitação: de 5 a 29/12, no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
EXPOSIÇÃO MIS BH: TV ITACOLOMI – A PIONEIRA DE MINAS
Em resgate à história da televisão em Minas Gerais, a exposição “TV Itacolomi – A pioneira de Minas”, realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. Fundada em 1955, ela foi um importante marco para o desenvolvimento das comunicações no estado, e exerceu grande influência sobre a vida cultural em Belo Horizonte, impulsionando o surgimento e o crescimento de diversos artistas mineiros.
Público: livre.
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA OCUPAÇÃO GUARANI KAIOWÁ
Ensaio fotográfico do artista Davydson Raymond, vencedor do festival de fotografia e audiovisual da Universidade Estácio BH, retratando o cotidiano da ocupação Guarani Kaiowá.
Público: geral
Visitação: durante o funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
MESTRE CONGA: O SAMBA PEDE PASSAGEM
Exposição que traz um apanhado de reportagens, fotos e vídeos em torno da figura deste grande compositor e sambista ao longo dos seus 95 anos. A ideia é jogar luz sobre a grande trajetória de Mestre Conga, circulando pelas nove regionais da cidade.
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Desenhando na Biblioteca do Zilah
Mostra dos desenhos feitos por crianças e adultos na Biblioteca do Centro Cultural Zilah Spósito durante o ano de 2023, seja como parte das oficinas literárias ou de forma espontânea, resultado do estímulo à produção artística, expandindo a leitura para além das letras, incluindo a leitura de imagens no repertório dos leitores e frequentadores da Biblioteca.
Público: livre
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte
A exposição reúne depoimentos espontâneos de diversos leitores, além de relatos de outros 20 entrevistados com atuação na cena literária de BH.
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural - Terça à sexta, das 9h às 19h, sábados: das 9h às 17h
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais.