Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Urucuia logo abaixo.
Linha do Tempo
Ao longo dos anos, o Centro Cultural Urucuia tem sido palco de exposições, apresentações teatrais e musicais, lançamentos de livros, atividades formativas, entre outras iniciativas que fomentam a cultura e a arte na cidade. A construção de uma linha do tempo, através de fotos e relatos dos frequentadores, é uma forma de registrar e valorizar a nossa trajetória.
Mostra de Aniversário
A Mostra apresentará uma ampla variedade de projetos artísticos e culturais, que foram e são realizados com muita dedicação pelos talentosos artistas e educadores do nosso Centro Cultural.
Festa Junina
Preparem seus trajes típicos, pois teremos muita música, dança e comida deliciosa para celebrar essa festa tão tradicional em nosso país – e o nosso aniversário de 15 anos!
Sarau de Aniversário
O evento contará com a participação de artistas locais e regionais, que celebram não apenas o aniversário do CCU, mas também a rica e vibrante cena artística do Barreiro.
Projeto Conectart - Oficina de Sensibilização Circense
Nessa oficina, os artistas Marilia Pires Gonçalves e Pablo Barcelos levam o público a uma iniciação às práticas circenses, passando por diversas modalidades como: treinamento corporal, malabares, portagens e jogos lúdicos, a fim de sensibilizar e despertar o interesse pelo o universo do circo.
Projeto Conectart - Espetáculo "Tem vagas"
Após uma debandada geral no circo onde trabalhavam, os palhaços lamparina e merengue ficam em "um mato sem cachorro". Para sair dessa enrascada eles partem em uma jornada de testes e entrevistas para contratar novos artistas para a trupe onde os candidatos são o público. O espetáculo "tem vagas" é uma divertida reflexão sobre as dificuldades no mercado de trabalho e os desafios de recomeçar. Usando o universo circense como palco dessa história o público e convidado a participar de forma lúdica e com muito humor.
Projeto Jameika
Projeto artístico que promove o ensino da dança e a intercomunicação entre as vertentes da cultura dancehall, estilo de dança jamaicana. Orientação: Débora Carvalho.
Clube Cultural de Leitura
Livro do mês: “Perdas & Ganhos”, de Lya Luft. Mediação: Deydson Tcharles.
Espetáculo "MOUCO - Uma dança para a sociedade"
Uma experiência sonora e sensorial de um corpo que sente e como se sente ao resistir a um fluxo natural fisiológico onde todos, ou a maioria das pessoas, conseguem ouvir, se ouvir, se importar ou não se importar... enfim, reagem a partir de um sentido humano ao qual se difere do artista. Mouco é um trabalho experimental que no silêncio, na perda auditiva, se inquieta, e ao ouvir entende um caos estrutural social, sonoro.
Mãos Amigas
Espaço para troca de conhecimentos e saberes sobre artesanato, pintura, bordado etc.
Sementes Criativas
O programa irá capacitar jovens das comunidades periféricas com uma série de oficinas de artes visuais e design, incentivando a inclusão social e a geração de renda. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Lian Gong em 18 Terapias
Prática corporal oriental com foco na prevenção e na promoção do equilíbrio entre corpo e mente. Orientação: Márcia Elizabeth.
Arte Encanta Capoeira
Capoeira com o contramestre Tom.
Arte da Saúde
Programa de promoção à saúde, utilizando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Com Míriam Vilaça. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
Taekwondo
Arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. Parceira: Raça Taekwondo.
Lian Gong – NASF/B
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa. Orientação: Juliana Mota. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
Muay Thay
Luta marcial, de origem tailandesa, utilizando cotovelos, joelhos, punhos, canelas e pés.
Encontros com a Cultura – reunião da Comissão Local
Reunião de artistas, produtores e frequentadores dos Centros Culturais, com o objetivo de dialogar sobre a Cultura em seus territórios. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Cessão de Espaço
O CCU disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca
Cessão de Espaço
O CCU disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: