Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Jardim Guanabara logo abaixo.
Tarde de Beleza
Tarde de beleza em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, com Katucha Hair.
Oficina Palavra e Som
A oficina consiste em apresentar como se dá a relação entre os elementos que compõem uma música e propor exercícios práticos. Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
DESCONTORNO CULTURAL – 8ª EDIÇÃO
Mostra dos Centros Culturais Municipais de BH, um momento de festa, com cerca de 200 atrações artísticas, de diferentes linguagens, ocupando os 17 centros culturais da cidade. Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Confira a programação na administração do Centro Cultural.
Encontro Diversão e Arte
Momento de descontração ao som de uma boa música e muita brincadeira.
Grupo de Dança As Sempre Novas
Apresentação de dança com o grupo Sempre Vivas, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. Parceria: Grupo de Convivência Venda Nova.
Exposição BH é Quem? BH é Nóis!
Mostra das fotos tiradas pelos alunos da Escola Estadual Divina Providência durante as aulas-passeios realizadas em 2022. A exposição é uma releitura fotográfica do olhar da periferia sobre 19 espaços culturais, históricos e turísticos da cidade. Parceria. Parceira: Escola Estadual Divina Providência.
Aula de Carimbó
Venha se divertir com essa dança típica da região do Pará. Orientação: Simone de Pablo.
Café, Memória e Arte
Venha desfrutar de um momento especial com boa prosa regada com um saboroso café.
Jardim Lua Nova
Pra quem gosta de planta, esse é o momento de trocar experiências sobre espécies, cuidados e decoração.
Taekwondo
Ginástica Localizada
Momento dedicado à promoção da saúde e da qualidade de vida. Orientação: Andrea Amaral e Nilza Amaral.
Prevenção de Dores Crônicas
Promove o alívio da dor, utilizando exercícios que respeitam as limitações físicas de cada participante. Pré-requisito: avaliação prévia. Orientação: Alexandre Firmino, educador físico, e Ana Cláudia, fisioterapeuta do Centro de Saúde Jardim Guanabara. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
Lian Gong em 18 Terapias
Ginástica terapêutica chinesa desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores. Orientação: Elaine Mary Thomé.
Arte da Saúde – Grafite
Oficina de grafite que busca o fortalecimento e o resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes, utilizando a arte como instrumento de formação e transformação. Orientação: Elisa Araújo
Arte Musical – Programa Fica Vivo!
A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. Oficineiro: Jair Azevedo. Realização: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Capoeira
A oficina tem por objetivo iniciar os alunos na história, música, dança e estilos da capoeira, caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Coordenação: Zoi (Walter Moreira Franca).
Programa Vida Ativa
Tem o objetivo de elaborar, coordenar, executar e avaliar políticas públicas de esporte e lazer para a população a partir de 50 anos. Realização: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Orientação: Vivian Silveira.
Encontro Troca de Saberes
Grupo de mulheres que se reúne semanalmente para confeccionar peças em artesanato e partilhar as técnicas. Mediação: Amezina Oliveira
Prevenção de Quedas para Idosos
Trabalha o equilíbrio, as mudanças de postura, a força, a coordenação motora e a flexibilidade. Orientação: Leidiane, fisioterapeuta do Centro de Saúde Jardim Guanabara. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
Faça Você Mesmo – Arte com reciclo
Oficinas com reaproveitamento de materiais recicláveis. Orientação: Agne Murça.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Os encontros são semanais, gratuitos, e as crianças vivenciam brincadeiras populares e também aprendem a confeccionar brinquedos. Brincante: Ramayan Sol.
Grafite – Programa Fica Vivo!
O grafite é um tipo de inscrição feita em paredes e papéis, uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Oficineiro: Douglas Ricardo Neves Coelho (DGS). Parceria: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCJG, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberta a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h.
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca
Cessão de Espaço
O CCJG disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: