Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Urucuia logo abaixo.
DESCONTORNO CULTURAL – 8ª EDIÇÃO
Mostra dos Centros Culturais Municipais de BH, um momento de festa, com cerca de 200 atrações artísticas, de diferentes linguagens, ocupando os 17 centros culturais da cidade. Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Confira a programação na administração do Centro Cultural.
Encontros para Dançar – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar o prazer de dançar e estar em movimento, além de ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico. Os exercícios e dinâmicas propostos visam estimular o alongamento, a coordenação motora, o ritmo, as relações com o espaço e com o tempo, a expressividade e a invenção de modos próprios de dançar.
Projeto Jameika
Projeto artístico que promove o ensino da dança e a intercomunicação entre as vertentes da cultura dancehall, estilo de dança jamaicana, cheio de atitude e energia, originado na década de 1980, que tem se popularizado nos últimos anos no Brasil através de artistas pop como Ludmilla, Iza, Pablo Vittar e Glória Groove. Orientação: Débora Carvalho.
Exposição Fotográfica Guarani Kaiowá
Ensaio fotográfico do artista Davydson Raymond, vencedor do festival de fotografia e audiovisual da Universidade Estácio BH, retratando o cotidiano da ocupação Guarani Kaiowá. No centro da comunidade existe uma enorme mangueira. Ela é o símbolo da ocupação e espaço das brincadeiras das crianças – que são mais numerosas que os adultos –, e das desavenças cotidianas. A praça improvisada ao redor da grande árvore é ainda o cenário da festa, o eixo dos problemas e a referência dos encontros, em meio a um cotidiano de forte desigualdade social.
Oficina Aquarela para Todos
Essa oficina de aquarela é destinada a um público iniciante interessado em explorar essa técnica de pintura. É recomendado para pessoas de todas as idades que desejam aprender os princípios básicos da aquarela e desenvolver suas habilidades artísticas. Com Yara Bastos.
Clube Cultural de Leitura
Encontros abertos para a discussão de um livro lido pelo grupo, no intuito de trocarmos experiências, conhecimentos e impressões. Livro do mês: “A máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe. Mediador: Deydson Tcharles.
Palestra "Velho é Seu Passado"
Será apresentado um painel enriquecido pelas histórias no âmbito da cuidadoria de idosos com uma mensagem definitiva para uma vida com amor e boas práticas.
Abdução Cultural
Projeto artístico promovido pelo Coletivo de DJs em prol da música eletrônica e dança. O som eletrônico vem se popularizando no Brasil desde os anos 90 e tem ganhado muita força no cenário mundial atualmente.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros favorecem o ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Brincante: Mestre Faria.
Oficina de Produção de Eventos Musicais – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina abordará todas as etapas envolvidas na produção de um evento musical - da ideia inicial, passando pela pré-produção, até chegar à pós-produção. A ideia é que ao finalda oficina, seja realizado um evento pelos participantes, como atividade prática do curso.
Grupo Vocal – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Atividade coletiva de canto, ancorada em práticas de percepção musical através de exercícios rítmicos e melódicos, desenvolvimento de técnicas vocais e repertório. Em contextos territoriais específicos, incorpora instrumentos de percussão como elemento de musicalização, construção de linguagem e performance.
Oficina de Teatro Infantojuvenil: BrincAção – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Capoeira
Treinos abertos do grupo Cais da Bahia Capoeira.
Arte da Saúde
Programa de promoção à saúde, utilizando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo infanto-juvenil. Com Míriam Vilaça. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Mãos Amigas
Espaço para troca de conhecimentos e saberes sobre artesanato, pintura, bordado e demais aspectos da cultura popular. Mediação: Davydson Raymond.
Taekwondo
Arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. Realização: Raça Taekwondo.
Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCU, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca
Cessão de Espaço
O CCU disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: