Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Alto Vera Cruz logo abaixo
Ateliê Aberto: Especial de férias
Oficina massinha caseira
A Oficina de Massinha de Modelar Caseira visa ajudar as crianças e os jovens a desenvolver habilidades criativas e técnicas, além de estimular o hábito de brincar. A atividade se concentra na aprendizagem de como usar a massinha e os materiais de maneira adequada para criar bonecos e cenários, levemente orientada, de forma a proporcionar aos participantes liberdade para explorar diferentes soluções e descobertas. Com Amanda Camila.
Oficina aquarela inicial
Oficina de Aquarela para Iniciantes é uma atividade interativa que equipa os iniciantes com as ferramentas e técnicas básicas necessárias para produzir incríveis pinturas feitas com aquarela. A oficina abrange de tópicos, desde escolher os materiais certos e misturar cores até técnicas específicas de aquarela. Com Gustavo Martins.
Oficina de pop-up
A Oficina tem como foco a experimentação com formas bidimensionais e tridimensionais a partir de dobras de papéis bem como a compreensão das configurações materiais em projetos de artes e design. Também visa criar um momento de experimentação com as cores e as formas, tendo como disparador a brincadeira com as dobras também conhecidas como pop-up. Com Cássia Macieira.
Oficina de Correntes e Pingentes Artesanais
A oficina é um ambiente criativo e diversificado que acolhe artesãos, iniciantes e amantes da arte de fabricar e criar joias. No final da oficina, os participantes terão aprendido como selecionar e criar pingentes artesanais únicos. Com Amanda Alves.
Dança do Ventre
Aulas de dança do ventre para iniciantes com a professora Ana Paula Paixão.
Arte da Saúde
Programa de promoção da saúde voltado para crianças e adolescentes que enfrentam situações de alta vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo. Parceria: Secretaria Municipal de Saúde e Cáritas MG.
Delas: Mulheres no Grafite
Oficinas de grafite e customização, sendo 6 aulas em cada módulo, destinadas às mulheres. Após a formação, as participantes irão grafitar um painel que ficará exposto e será doado ao acervo do CCAVC.
Oficina de Artes Visuais
Oficina de artes visuais e artesanato voltada para crianças e adolescentes. A cada encontro, uma Oficina diferente. Orientação: Gustavo Dias.
Audiovisual
O Cinema Veio na minha Quebrada – Coletivo Tomas Educação
Exibição de filmes para crianças e famílias do entorno das comunidades, sempre na última terça-feira do mês. Este projeto nasce da ideia de inclusão cultural e entrará na lista de ações que a Tomas Educação desenvolve com os moradores das comunidades do Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas. O coletivo Tomas Educação reúne educadores e artistas de diversas áreas, que trabalham no desenvolvimento da infância e juventude de forma saudável e ativa.
Oficina Cine Vida – Rumos Inesperados
O Cine Vida é um projeto de oficinas de iniciação ao universo audiovisual, voltadas principalmente para formação de jovens e adultos. O projeto traz subsídios para os participantes entenderem e realizarem todas as etapas da produção de um filme, utilizando-se de diversos recursos de linguagem e narrativa. Também busca introduzir a linguagem cinematográfica e seus conceitos técnicos, teóricos e filosóficos, propondo ao final do curso a produção de um curta-metragem pelos alunos, gerando a possibilidade de praticar com os conceitos e teorias aprendidos. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
OLHARES (IM)POSSÍVEIS
O projeto propõe uma pesquisa-intervenção sobre as culturas urbanas de um território utilizando o audiovisual como metodologia de trabalho. A oficina/laboratório é uma possibilidade de trabalhar com a dinamicidade que se apresenta na produção artística da região onde acontece, conectando a juventude que já realiza atividades culturais e fomentando também que outras pessoas possam participar de experiências com processos criativos. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra.
Oficina Primeiros Acordes
Aulas de violão para iniciantes. Professor: Atanir Mateus.
Aulas de Capoeira
TAEKWONDO - PROJETO ITAMAR
Aulas de Taekwondo com o professor Itamar José da Silva - faixa-preta 1° DAN, filiado à Federação Mineira de Taekwondo. O Projeto Itamar é um trabalho social de caráter voluntário, promovido pela Associação Esportes e Cultura.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Cessão de Espaço
O CCAVC disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: