Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Urucuia logo abaixo.
Espetáculo "Heitor"
É preciso caminhar pela casa vazia e em cada quarto reencontrar os fantasmas, em cada azulejo rabiscado desenhar uma memória. Na sua jornada, bagunçando suas gavetas, um menino percebe que a vida é tijolo, concreto que esmaga e aquele que mente voar, logo percebe a realidade do mundo: o tombo, a queda. É preciso se levantar e sonhar de novo.
Espetáculo ABismo
ABismo aborda questões diretamente ligadas aos atravessamentos que passam por uma corpa em processo de transição e como é estar à beira de uma sociedade transfóbica e racista. Quais são nossos sonhos? Nos é permitido sonhar? Dormir com olhos abertos para não cair no ABismo.
Projeto Jameika
Projeto artístico que promove o ensino da dança e a intercomunicação entre as vertentes da cultura dancehall, estilo de dança jamaicana, cheio de atitude e energia, originado na década de 1980, que tem se popularizado nos últimos anos no Brasil através de artistas pop como Ludmilla, Iza, Pablo Vittar e Glória Groove.
II Semana Literária do Urucuia
A Semana Literária é um evento dedicado à celebração da literatura, em que nossos objetivos são o fomento do amor pela leitura e o estímulo à criatividade e escrita.
II Mostra de Arte
A Mostra de Arte na Maternidade é um evento realizado pela produtora Grupo Dolores e coletivo MAM - Movimento Arte na Maternidade. O escopo da mostra tem como programação musicistas, artistas circenses e poetisas mães, no intuito de contribuir à reinserção de mães artistas no mercado de trabalho. A mostra prevê duas apresentações de musicistas mães em centros culturais de Belo Horizonte com feira de artesanato, comes e bebes desenvolvidos por mães. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local de Cultura
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCU, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Público: jovem, adulto e idoso.
Clube Cultural de Leitura
Encontros abertos para a discussão de um livro lido pelo grupo, no intuito de trocarmos experiências, conhecimentos e impressões.
Lian Gong em 18 Terapias
Prática corporal oriental com foco na prevenção e na promoção do equilíbrio entre corpo e mente,
como forma de tratar e promover o bem-estar.
Taekwondo
Arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos.
Arte da Saúde
Programa de promoção à saúde, utilizando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil.
Mãos Amigas
Espaço para troca de conhecimentos e saberes sobre artesanato, pintura, bordado e demais aspectos da cultura popular.
Lian Gong – NASF/B
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa.
Grupo de Jardinagem
Encontros do grupo de voluntários da comunidade com a finalidade de revitalizar a área verde do Centro Cultural.
Muay Thai
Luta marcial de origem tailandesa que caracteriza-se pelo combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés como técnica de defesa e proteção.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
Cessão de Espaço
O CCU disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: