Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Bairro das Industrias logo abaixo.
Aqueles Dois
Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. O espetáculo Aqueles Dois foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996).
Dança para Crianças – Porque a Infância é Movimento – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Nesta oficina, as aulas são alegres e divertidas e as crianças são convidadas a usar toda a sua imaginação para vivenciar práticas em dança como forma de invenção e expressão. A cada encontro são desenvolvidos exercícios, jogos, brincadeiras e dinâmicas que envolvem a consciência do corpo em movimento, a coordenação motora, as relações com o espaço, com o tempo e com materiais diversos, a percepção musical e a prática da criação.
Brincadeiras Circenses – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina busca promover o encontro das crianças com as artes circenses por meio de movimentações elementares de acrobacia, malabares e equilíbrio. As atividades são desenvolvidas a partir do repertório corporal que os participantes já possuem.
Exposição Fotográfica Ocupação Guarani Kaiowá
Ensaio fotográfico do artista Davydson Raymond, vencedor do Festival de Fotografia e Audiovisual da Universidade Estácio BH, retratando o cotidiano da ocupação Guarani Kaiowá.
Mostra Musical com Pedro Valter e Cliver Honorato
Apresentação musical e encontro dos alunos e familiares do professor Pedro Valter, acompanhado do show "Indolente Malandragem" de Cliver Honorato, músico, compositor e instrumentista.
Canto e Instrumentos
Venha aprender a cantar e tocar com o professor Pedro Valter.
Capoeira Infantil
Atividade com o Graduado Pirata, do Grupo Abadá.
Gestão e Produção Cultural – Práticas inventivas no fazer artístico – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina abordará os tipos de característica dos eventos artísticos, equipe e profissionais envolvidos com suas funções e atribuições, necessidades técnicas e de logística, comunicação e divulgação de eventos, cronograma de produção, check list e demais documentos de produção que possam auxiliar no processo de realização de um evento artístico-cultural. A ideia é que ao final da oficina seja realizado um evento artístico pelos participantes como atividade prática do curso.
Troca de Saberes
Encontro de troca de saberes e memória relacionado ao modo de fazer de peças como crochê, bordado arraiolo, ponto-cruz, tricô e tapeçaria. Mediação: Cláudia Ribeiro.
Laboratório com Linhas e Agulhas – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Ambiente de criação e interação entre manualidades distintas que envolvem modos de fazer e possibilidades diversas de experimentações com agulhas e linhas. As técnicas de bordado, crochê, macramê, tecelagem, cerzido e costura em geral, reunidas de acordo com as habilidades apresentadas pelo grupo de trabalho, numa troca de saberes entre os participantes.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca
Cessão de Espaço
O CCBDI disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: