Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Alto Vera Cruz logo abaixo.
Adereços de carnaval | Circuito Municipal de Cultura
Estamos chegando na época mais colorida do ano! A cidade cai na folia e as ruas são tomadas pelos ritmos, fantasias e é claro, muito glitter! Pensando no desejo que muitas pessoas têm de se caracterizar para o carnaval, Lira Ribas e Anderson Ferreira, artistas, atores carnavalescos, elaboraram essa oficina criativa e dinâmica de adereços carnavalescos. A oficina propõe um encontro prático, com dicas e técnicas básicas para elaboração de adereços carnavalescos. Tudo com uma linguagem acessível, de fácil execução e com resultados surpreendentes!
Forró Pé de Serra
Aulas de forró com os professores Mary e Denner Melodia, ex-alunos da oficina anteriormente ministrada por Márcio Silva. Presencial.
Dança do Ventre
Aulas de dança do ventre, em que as alunas terão acesso à parte teórica, para conhecimento da dança, e à parte prática, na qual aprenderão os principais passos. Professora: Ana Paula.
Exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas
Integrante da programação do Festival Internacional de Quadrinhos de 2018, a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” conta com sete obras significativas da carreira de 12 artistas de Belo Horizonte. A exposição realça a presença das mulheres no mundo dos quadrinhos, marcado, tradicionalmente, pela predominância masculina.
Os temas dos trabalhos vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas. As técnicas variam entre manuais (aquarela, nanquim, lápis de cor, pastel seco e guache), digital e mista. A exposição traz mais de 80 obras criadas por Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes.
Arte da Saúde
Programa de promoção da saúde voltado para as crianças e adolescentes que enfrentam situações de alta vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Projeto Cáritas MG.
O Cinema veio na Minha Quebrada – 12ª Edição
Inclusão cultural, realizada pela Tomas Educação, desenvolvida com os moradores do Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas. Exibição de filmes para crianças e famílias do entorno da Escola, sempre na última terça-feira do mês.
Oficina de Violão Primeiros Acordes
Aulas de violão para iniciantes. Professor: Atanir Mateus.
Classificação indicativa: Livre.
Capoeira
Aulas de Capóeira com o professor Carlos Negão.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Focalizando o ato de brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e também famílias são estimuladas à vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Ateliê Aberto
Oficina de artes visuais e artesanato voltada para crianças e adolescentes. A cada encontro, uma oficina diferente. Com Gustavo Dias.
Taekwondo – Projeto Itamar
Aulas de taekwondo com o professor Itamar José da Silva (faixa preta – 1º Dan), filiado à Federação Mineira de Taekwondo. O Projeto Itamar é um trabalho social de caráter voluntário, promovido pela Associação Esportes e Cultura para Todos, e visa proporcionar gratuitamente às comunidades o acesso às artes marciais.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço
O CCAVC disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: