Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Exposição Traçado na Memória
Nesta mostra, 15 quadrinistas de Belo Horizonte e região metropolitana “se apropriaram” de 15 diferentes patrimônios da cidade. O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Exposição integrante do 10º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte 2018.
História Afetiva de Leitores e Bibliotecas em Belo Horizonte
A exposição reúne depoimentos espontâneos de diversos leitores, além de relatos de outros 20 entrevistados com atuação na cena literária de BH.
Exposição Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas
Conta com obras significativas da carreira de 12 artistas de Belo Horizonte realçando a presença das mulheres no mundo dos quadrinhos, marcado, tradicionalmente, pela predominância masculina.
Exposição O Céu como Patrimônio
Inspiração para narrativas e culturas diversas, representação de ideias e conceitos religiosos, fonte de estudo para a ciência, fronteira para o desconhecido. Exatamente por isso o céu também pode ser tratado como patrimônio natural e cultural. Essa é a ideia central da exposição O céu como Patrimônio. Com base em belas imagens e fotografias de várias localidades de Minas Gerais, a exposição foi estruturada em três partes: Céu, Patrimônio Natural e Patrimônio Cultural. Curadoria: Leonardo Marques Soares, Maurício Silva Gino, Silvania Sousa do Nascimento e Vitor Amaro.
Exposição León Passos – Origens Europeias, Africanas e Indígenas
Exposição de arte que envolve mosaicos e esculturas em papel machê. Leon Passos utiliza elementos como cerâmicas, pneus e materiais reciclados para fazer suas artes. O artista também produz mandalas e máscaras.
A mulher em minha vida: Heroísmo e Ternura
O tema escolhido para a exposição foi desenvolvido pela equipe do Instituto Assistencial Espírita André Luiz e inspirado no papel da mulher por detrás do tratamento da dependência química e do sofrimento mental. No mês da mulher, esta será uma homenagem a estas mulheres fortes, que aliam o heroísmo à ternura.
Acervo em foco: Especial Mangás
Uma seleção especial de obras de Mangá/Anime do acervo da Biblioteca do Centro Cultural Salgado Filho.
Exposição BH é Quem? BH é Nóis!
Mostra das fotos tiradas pelos alunos da Escola Estadual Divina Providência durante as aulas-passeios realizadas em 2022. A exposição é uma releitura fotográfica do olhar da periferia sobre 19 espaços culturais, históricos e turísticos ocupados pelos alunos.
Exposição Literária Alphonsus de Guimaraens Filho – Viajando num raio de lua
A exposição apresenta um pouco da vida e obra do poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens Filho.
Exposição Circuito Hip-Hop Barreiro.
Como resultado do chamamento público para Artes Visuais, esta exposição itinerante traz obras dos artistas Ed-Mun, Fresh, Kroif, Mano Dean, Mart Posse, Riot, Tina Soul, Wanatta e Zi Reis. As obras foram produzidas em residência artística no final de 2022. O Circuito Hip-Hop Barreiro tem como premissa o reconhecimento e a valorização da cultura hip-hop em Belo Horizonte, tendo como foco a região do Barreiro.
Exposição Matriarcas da Serra: Fotografias e Relatos
A exposição reúne fotografias e narrativas de vida de moradoras do Aglomerado da Serra, em sua maioria senhoras, que participaram da etapa de pesquisa para a criação e produção da ficção documental “Matriarcas da Serra”, gravado na comunidade e lançado em 2023. Os registros e demais materialidades foram feitos, entre os anos de entre os anos de 2017 e 2021, tanto pela equipe do filme, quanto por colaboradores do projeto. A exposição homenageia as participantes do projeto e demais matriarcas que contribuíram e têm contribuído para a construção desse território centenário que é o Serrão.
Exposição A Paisagem e a Arte da Gravura – Marilane Damasceno
A exposição traz uma coletânea de gravuras da artista plástica Marilane Damasceno e tem como tema a paisagem e a natureza. As gravuras são realizadas em diversas técnicas artísticas de impressão: em metal, serigrafia, litogravura, xilogravura e técnicas alternativas.
Exposição Mulheres entre Pontos
Obras realizadas por mulheres da comunidade Vila Santa Rita, que se encontram semanalmente para celebrar a arte feita a mão. Realizam bordado livre, pinturas em tecido, crochê entre outras técnicas. Exposição composta por tecidos bordados e 8 flâmulas.
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais