Programação de Dezembro 2025 - Centro Cultural Bairro das Indústrias

Ícone Descrição

Descrição

Destaque do Mês

Partilha

O projeto “Partilha” é um encontro gratuito que promove confraternização entre moradores de várias regiões de Belo Horizonte, com cortejo circense, apresentações artísticas e a chegada do Papai Noel. O Centro Cultural Bairro das Indústrias será iluminado com decoração natalina, criando um espetáculo de luzes para a comunidade.
Classificação indicativa: livre
Público: livre
Dia 5, sexta, das 16h às 20h30


Artes Cênicas

Mostra Nóis por Nóis – 2ª edição

A Mostra Nóis por Nóis é um evento artístico-cultural que celebra a potência criativa de estudantes e ex-alunos do CICALT e do antigo projeto Valores de Minas, com duração de dois dias em diferentes regionais da cidade. Em sua 2ª edição, a mostra promoverá apresentações de circo, música, audiovisual e outras linguagens, integrando artistas da escola e da comunidade local. O CCBDI foi escolhido como um dos locais para recebê-la. A proposta busca valorizar processos formativos e fortalecer o diálogo entre arte, território e juventudes, aproximando o público das expressões artísticas que nascem dentro das escolas públicas de arte de Minas Gerais. Coordenação: Gabrè Antonino. Assistente de Coordenação: Danilo Mata. Produção: TiêTá no Corre; Bianca Caravelli; Débora Oliveira. Comunicação: Selva.
Classificação indicativa: livre
Público: a partir de 6 anos
Dia 6, sábado, das 14h30 às 17h

Identidade Ancestral

Espetáculo que une teatro, música, dança e espiritualidade afro-brasileira. A proposta exalta a força da ancestralidade preta por meio de uma experiência sensorial e poética, inspirada em tradições como o congado, o candomblé e a umbanda. A apresentação conta com elenco negro, música ao vivo e forte presença cênica.
Classificação indicativa: livre
Público: livre
Dia 13, sábado, às 17h


Patrimônio Cultural

Capoeira – Infantil 

Com o graduado Pirata, do Grupo Abadá.
Público: de 6 a 14 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Dias 2, 9 e 16, terças, das 19h às 20h


Capoeira – Juvenil e Adulto

Com o instrutor Lorão, do Grupo Abadá.
Público: a partir de 14 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Dias 6 e 13, sábados, das 14h às 17h


Encontros e Oficinas

Encontros Artesanais

Oficina de artesanato e confecção de artigos voltados à preservação da memória coletiva e promoção do bem-estar.
Público: a partir de 6 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Dias 3, 10 e 17, quartas, das 14h às 17h

Troca de Saberes

Encontro de troca de saberes e memória relacionado ao modo de fazer de peças como crochê, bordado arraiolo, ponto-cruz, tapeçaria.
Público: a partir de 10 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Dias 5, 12 e 19, sextas, das 14h às 17h

Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Público: livre
Dias 6 e 13, sábados, das 13h30 às 15h

Roda de Terapia Comunitária Integrativa – TCI

A TCI é uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A TCI tem caráter preventivo, não curativo. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas.
Público: a partir de 18 anos
Dias 11 e 18, quintas, das 14h às 17h


Serviços

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h

Cessão de Espaço

O CCBDI disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Telecentro

Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca.
 

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Centro Cultural Bairro das Indústrias
R. dos Industriários, 289 - Indústrias I (Barreiro), Belo Horizonte
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar