Oficinas
6 de abril
Das 10h30 às 12h30
Exercício de criação de retratos, com a técnica da colagem em papel.
O encontro será inspirado na visita à exposição Generosa, Felicíssima e Nicolau: nomes sem histórias e histórias sem nomes, em cartaz no museu.
A mostra homenageia as vidas de homens e mulheres negros, que trabalharam na antiga fazenda do Leitão. Com Lara Carvalho. Atividade voltada para toda a família. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis.
Vagas limitadas. Participação por ordem de chegada até o limite das vagas.
13 de abril
Das 10h30 às 12h30
O rio mais importante da cidade está poluído. Como salvá-lo?
Nesta vivência, as crianças inventarão um rio limpo, e tudo o que dele faz parte, em uma brincadeira criativa nos jardins do museu. Com Aile Ziel. Atividade voltada para toda a família.
Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis.
Vagas limitadas. Participação por ordem de chegada até o limite das vagas.
27 de abril
Das 10h30 às 12h30
Nesta oficina de livro-objeto, as crianças soltarão a imaginação e criatividade para responder às seguintes perguntas: árvore é casa de quem? Quais seres vivos habitam uma árvore? Com Lara Carvalho.
Atividade voltada para toda a família. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis.
Vagas limitadas. Participação por ordem de chegada até o limite das vagas.
27 de abril
10h
Inserido nas reflexões globais sobre as mudanças climáticas, o MHAB propõe esta caminhada, inspirada em imagens emblemáticas de seu acervo fotográfico.
O passeio abordará as mudanças na paisagem e nas dinâmicas urbanas ocorridas em um trecho da rua São Paulo. Local de partida: posto de gasolina próximo ao n. 171 da rua Bárbara Heliodora, no bairro de Lourdes. Trajeto: a caminhada parte da rua Bárbara Heliodora, percorre a rua São Paulo e chega à rua Padre Belchior, no centro de Belo Horizonte.
Local de chegada, considerações finais e dispersão: esquina de rua Padre Belchior e avenida Augusto de Lima.
Com Luana Pirajá Ferraz.
Atividade voltada para o público jovem e adulto.
Vagas limitadas.
Inscrições: educativomhab@pbh.gov.br
27 de abril
Das 9 às 12 horas
Pinholeday é um evento comemorado ao redor do mundo, no último domingo de abril há mais de 20 anos, produzindo imagens fotográficas da forma mais simples possível, com câmeras artesanais.
Esses encontros trazem ao público o que é a fotografia Pinhole, assimilando uma técnica fotográfica secular, extremamente criativa e que traz ao público participante a compreensão sobre o princípio da formação da imagem e outras questões sobre mecanismos, suportes e processos analógicos.
Público alvo: Geral e pessoas interessadas em arte, patrimônio e fotografia.
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1mdzeSebePdSPlMh90Du3PYd7Qlva-1e256fwpw3afXM/edit
06, 13 e 27 de abril
Das 13h30 às 16h30
Potencialização da atuação do Educativo MHAB por meio dessa ação continuada de interação com o público espontâneo.
Essa ação visa a ativação da Sala de Acolhimento do Educativo aos finais de semana como local de mobilização de recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos junto à diversidade de públicos.